Comitê de Sustentabilidade, Riscos e de Capital

Nesta seção, consta informações sobre estrutura; legislação; composição; data, horário e local das reuniões; contatos; deliberações, resoluções e atas do Comitê de Sustentabilidade, Riscos e de Capital.

Membros do Comitê

  • Antônio Martiningo Filho
    Coordenador(a)
    Membro do Comitê de Riscos e de Capital desde 26 de março de 2018 e do Comitê de Pessoas Elegibilidade Sucessão e Remuneração desde 28 de março de 2018. Trabalhou como Auditor Sênior na coordenação de trabalhos de auditoria por cinco anos na Unidade de Auditoria Interna do Banco do Brasil. Atuou no Banco do Brasil como Gerente de Divisão da Diretoria Jurídica por quatro anos, Assessor Master na sede da Auditoria Interna e Gerente de Auditoria na Gerência de Finanças e Mercado Financeiro e Gestão de Riscos no Rio de Janeiro, além de ter sido Gerente Executivo no Comitê de Administração da Auditoria Interna. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade São Francisco. Pós-graduado MBA em Auditoria Interna pela Universidade de São Paulo e MBA em Gestão de Ativos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Mestre em Administração de Empresas – Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional - pela Universidade de Brasília.
  • Saumíneo da Silva Nascimento
    SAUMÍNEO DA SILVA NASCIMENTO – Diretor do Departamento de Apoio à Inserção no Trabalho - Secretaria de Inclusão Socioeconômica - Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome – MDS e membro do Comitê de Riscos e de Capital do Banco do Nordeste do Brasil S.A. Já exerceu as funções de Superintendente Estadual do Banco do Nordeste, de Diretor da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE), Presidente do Banco do Estado de Sergipe S.A (BANESE), Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Sergipe, e Presidente do Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil S.A. Já foi professor de Economia na Universidade Federal de Sergipe e na Faculdade São Luís de França. Economista, Bacharel em Direito, com Especializações em Comércio Exterior, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas, Administração Rural e Economia Empresarial, Mestre e Doutor em Geografia e com Pós- Doutorado em Ciência da Propriedade Intelectual. Tem cursos no Exterior (Estados Unidos) na Babson College (Boston), no Inter American Development Bank – BID e na The George Washington University (Washington). Possui Certificação Financeira pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais - ANBIMA (CPA-20) e Certificação em Ouvidoria pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
  • José Monteiro Varanda Neto
    Membro do Comitê de Riscos e de Capital desde 26 de março de 2018. Foi Superintendente de Risco e Análise Quantitativa do Banco Fator de janeiro de 2002 a abril de 2009. Foi também Executivo Chefe de Risco e Compliance no Banco Schahin de junho de 2009 a agosto de 2010. Atuou ainda como Diretor Estatutário de Risco no Banco Banif de setembro de 2010 a novembro de 2012. Graduado em Engenharia Civil e em Economia Universidade de São Paulo. Pós-graduado MBA Finanças pela Universidade de São Paulo. Mestre em Finanças Corporativas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Cursou ainda Mestrado Profissional em Macroeconomia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Doutorando em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.
  • Décio José Padilha da Cruz
    Membro do Comitê de Riscos e de Capital desde 27 de junho de 2023. É Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco desde 1994. Foi Secretário da Fazenda do Estado de Pernambuco no ano de 2014 e posteriormente, de 2019 a 2022, bem como Secretário de Administração do Estado de Pernambuco, de 2012 a 2014. Atuou ainda como Presidente da Companhia Pernambucana de Gás do Estado de Pernambuco, de 2015 a 2017. Foi Diretor Comercial e Diretor de Gestão Corporativa da Companhia Pernambucana de Saneamento do Estado de Pernambuco, de 2007 a 2011 e posteriormente no ano de 2018. Foi Presidente do Conselho de Política Tributária do Estado de Pernambuco, de 2019 a 2022, bem como Presidente do Comitê Nacional de Secretários da Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal do Brasil, de 2022 a janeiro de 2023 .Foi Presidente do Conselho Fiscal da Companhia Pernambucana de Gás do Estado de Pernambuco, de 2012 a 2014 e membro do Conselho de Administração da Companhia Pernambucana de Gás do Estado de Pernambuco, de 2015 a 2017. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Pernambuco.

Reuniões do Comitê

O Banco do Nordeste ainda não compartilhou atas das reuniões do Comitê de Sustentabilidade, Riscos e de Capital.