Comitê de Auditoria

Nesta seção, consta informações sobre estrutura; legislação; composição; data, horário e local das reuniões; contatos; deliberações, resoluções e atas do Comitê de Auditoria.

Atualizado em: 27/04/2022
pdf160 KB

Regulamentação e Atribuições

O Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste do Brasil S.A é um órgão estatutário, regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional por meio da Resolução nº 3198, de 27.05.2004. É subordinado ao Conselho de Administração, sendo composto por 4 (quatro) membros efetivos. Sua constituição, atribuições e funcionamento constam no Estatuto Social, possuindo também Regimento Interno.

No âmbito de competência do Comitê de Auditoria, destacam-se as seguintes atribuições: assessorar o Conselho de Administração no exercício de suas funções, no que se refere aos controles internos, contabilidade e auditoria; avaliar a efetividade da Auditoria Independente e da Auditoria Interna; avaliar a efetividade do Sistema de Controles Internos; e revisar as demonstrações financeiras semestralmente.

Qualquer pessoa, física ou jurídica, pode relatar informações acerca do descumprimento de dispositivos legais e normativos aplicáveis ao Banco do Nordeste do Brasil ou regulamentos e códigos internos.

Canais de atendimento

Os interessados deverão encaminhar as informações por meio de correspondência para o endereço Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste do Brasil S/A - Bloco C1 - Térreo do Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas, situado na Avenida Dr. Silas Munguba, nº 5.700, Bairro Passaré, Fortaleza, Ceará - CEP 60.743-902 ou mensagem eletrônica para comitedeauditoria@bnb.gov.br.

Quaisquer mensagens ou documentos recebidos terão tratamento reservado e acesso restrito, a fim de proteger o sigilo das informações e dos remetentes, resguardadas as exceções previstas em lei.

Membros do Comitê

  • João Décio Ames
    Coordenador(a)
    Membro efetivo do Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste do Brasil S.A. Foi funcionário de carreira do Banco do Brasil S.A. de 1986 a 2018, tendo exercido as funções de Gerente de Auditoria, Gerente-Adjunto de Auditoria no Exterior em Londres, Chefe de Auditoria no Banco do Brasil AG, em Viena (Austria) e Gerente-Executivo da Auditoria Interna. Foi Coordenador do Comitê de Auditoria na Brasilcap Capitalização S.A., Coordenador do Comitê de Auditoria na BB Mapfre SH1 Participações S.A. (Atual Brasilseg) e na Mapfre BB SH2 Participações S.A. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria - RS e em Ciências Contábeis pela Fema/PUC-RS, pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade Federal de Santa Catarina e MBA em Auditoria pela Fipecafi/Universidade de São Paulo (USP). Possui certificação do IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa como Conselheiro Fiscal.
  • Marcelo Andrade Bezerra Barros
    Membro do Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste do Brasil S.A. Possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Economia e Contabilidade, com ênfase em Economia Regional e Finanças Públicas. Foi Secretário de Finanças da Prefeitura de Recife, Superintendente Técnico da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ/PE), Secretário de Finanças da Prefeitura de Ipojuca/PE, Diretor-Presidente da Pernambuco Participações e Investimentos S.A (PERPART), Secretário Estadual da Fazenda de Pernambuco (SEFAZ/PE) e Secretário Estadual de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE/PE). Foi Diretor-presidente da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) e membro efetivo nos Conselhos de Administração do Complexo Industrial Portuário de SUAPE, Pernambuco Participações e Investimentos S.A (PERPART) e Companhia Pernambucana de Gás (COPERGÁS). Foi presidente e membro efetivo do Conselho de Administração da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (ADEPE). Atualmente, é presidente e membro efetivo do Conselho de Administração da Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) e professor efetivo da Universidade de Pernambuco (UPE) do Departamento de Administração (FCAP).
  • João Andrade Vieira da Silva
    Membro do Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste do Brasil S/A. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe, onde foi Programador, Analista de Sistemas e Professor do Departamento de Informática. Tem MBA em Finanças e Mestrado em Economia e Finanças, ambos pela FGV-SP. Foi funcionário de carreira do Banco do Estado de Sergipe - BANESE de 1982 a 2013, tendo gerenciado a área de Tecnologia da Informação por mais de 15 anos e exerceu os cargos de Diretor de Crédito e Presidente do Banco por duas vezes. No BANESE foi responsável pela implantação dos Sistemas de Automação Bancária e pela criação e implementação do Cartão de Crédito BANESECARD e da Rede de Correspondentes Bancários. Foi Secretário de Administração da Prefeitura de Aracaju-SE e Presidente da Empresa de Serviços Urbanos de Aracaju-SE. Foi também Secretário de Estado da Fazenda do Estado de Sergipe e Presidente do Conselho de Administração do Banco do Estado de Sergipe. Atuou com membro de inúmeros Conselhos Institucionais do Governo do Estado de Sergipe e de Conselhos de Administração de Empresas Públicas e Estatais do Estado de Sergipe. Trabalhou na empresa CAPGEMINI BRASIL, na unidade de Financial Services, como Consultor Especializado em Finanças, atuando em projetos estratégicos de negócios junto à CAIXA e Grupo BRADESCO (Banco e Seguradora). Atuou como Professor de pós-graduação na UNIVERSIDADE ESTÁCIO, em cursos de economia e finanças. Exerce o cargo de Superintendente da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social do Estado de Sergipe. É certificado pela SUSEP como Corretor de Seguros de todos os ramos. Possui competências em negócios e TI para a Indústria Financeira, com ênfase em Bancos de Varejo, Seguradoras e Empresas de Cartões e de Meios de Pagamentos, envolvendo tecnologias disruptivas e em projetos de Banco Digital, Open Banking e Open Insurance.
  • Olavo Rebelo de Carvalho Filho
    Titular
    Membro do Comitê de Auditoria do Banco do Nordeste do Brasil S/A. desde 2023. Graduado em Administração de Empresas pela UFPI. Foi servidor do Banco do Banco do Nordeste, de 1976 a 1977, e do Banco do Brasil, de 1979 a 2001. Foi Secretário de Projetos Especiais do Governo Piauí, de 2000 a 2001. Atuou nos últimos 15 (quinze) anos como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, exercendo as seguintes funções: Presidente do Tribunal; Vice-presidente do Tribunal; Corregedor do Tribunal; e Presidente de Câmara do Tribunal.

Reuniões do Comitê de Auditoria