Conselho de Administração

Nesta seção, consta informações sobre estrutura; legislação; composição; data, horário e local das reuniões; contatos; deliberações, resoluções e atas do Conselho de Administração.

Atualizado em: 08/07/2022
pdf144 KB

Membros do Conselho

  • Marcello Froldi Negro
    Presidente do Colegiado e Membro indicado pelo Ministério da Economia
    Membro do Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil S.A. desde 2023. Graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP. Atuou no Banco JP Morgan como operador de Open Market, de 1990 a 1992. No Banco Fibra S.A. exerceu as funções de Operador de Renda Fixa (Júnior, Pleno e Sênior), Operador Sênior de câmbio e Gerente de Câmbio no período de 1992 a 1999. No Banco BMC S.A. atuou como Operador Sênior (Trader de derivativos de câmbio) e foi Superintendente de Tesouraria, de 2000 a 2007. No Banco Fator S.A., atuou como Gerente de Tesouraria de 2007 a 2011, Diretor Estatutário (Tesouraria) de 2011 a 2021. Foi Diretor do Fator Administração de Recursos Ltda de 2021 a 2022, bem como Sócio Administrador de 2022 até fevereiro de 2023. Atualmente exerce a função de Assessor Especial no Ministério da Fazenda.
  • Maria Izolda Cela de Arruda Coelho
    Membro indicada pelo Ministério da Fazenda
    Titular
    Membro do Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil S.A. desde maio de 2023. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Gestão Pública pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA) e mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente é Secretária Executiva do Ministério da Educação desde 1º de janeiro de 2023. Foi Secretária-adjunta na Secretaria de Educação do município de Sobral/CE entre 2001 e 2003, assumindo a titularidade da pasta de 2004 a 2006. Exerceu o cargo de Secretária Estadual de Educação do Estado do Ceará, de 2007 a 2014. De 2015 a março de 2022, foi Vice Governadora do Estado do Ceará, assumindo com Governadora em abril de 2022.
  • Olavo Rebelo de Carvalho Filho
    Membro Independente
    Titular
    Membro do Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil S.A. desde 2023. Graduado em Administração de Empresas pela UFPI. Foi servidor do Banco do Banco do Nordeste, de 1976 a 1977, e do Banco do Brasil, de 1979 a 2001. Foi Secretário de Projetos Especiais do Governo Piauí, de 2000 a 2001. Atuou nos últimos 15 (quinze) anos como Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí, exercendo as seguintes funções: Presidente do Tribunal; Vice-presidente do Tribunal; Corregedor do Tribunal; e Presidente de Câmara do Tribunal.
  • Adauto Modesto Júnior
    Membro indicado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
    Titular
    Membro do Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil S.A. desde maio de 2023. Graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Políticas Públicas pela Harvard Kennedy School, é servidor público federal da carreira de Auditor Federal de Finanças na Secretaria do Tesouro Nacional e atualmente exerce a função de Secretário-Executivo Adjunto do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. Em 2022, foi Superintendente de Desenvolvimento da Agência de Desenvolvimento de São Paulo – Desenvolve SP e entre 2019 e 2021 exerceu o cargo de Economista-Chefe do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais. Além disso, exerceu outras funções de liderança no setor público federal, entre as quais a de Secretário de Gestão Interna da Agência Nacional do Cinema, Secretário-Executivo Adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Subchefe-Adjunto de Análise e Acompanhamento de Políticas Governamentais (SAG) da Casa Civil da Presidência da República.
  • Luiz Alberto da Silva Júnior
    Membro Independente Representante dos Acionistas Minoritários Titulares de Ações Ordinárias com Direito a Voto
    Membro Independente do Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB), representante dos Acionistas Minoritários Detentores de Ações Ordinárias, eleito em 31 de março de 2023. Foi Membro Titular do Conselho Fiscal do BNB, como representante dos Acionistas Minoritários Detentores de Ações Ordinárias, de março de 2021 a março de 2023. Foi funcionário do BNB, tendo exercido diversas funções, dentre elas Superintendente Estadual no Piauí, Gerente de Ambiente de Negócios Empresariais e Governo, Gerente da Universidade Corporativa, Gerente das agências de São Paulo, Fortaleza-Distrito Industrial e Maceió. Ainda no BNB, participou como coordenador dos projetos: Projeto Estratégico de redesenho Organizacional da Área Administrativa; Projeto Estratégico Universidade Corporativa; Projeto de Reestruturação Organizacional. Mestre e Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza – Unifor (2008 e 1995). MBA – Gestão Empresarial pela Fundação Instituto de Administração-FIA/Universidade de São Paulo-USP (2008). MBA-Executive em Gestão Empresarial e Marketing - CV&C/CDL Fortaleza-CE (2002). Marketing and Management, in the College of Business and Public Affairs of University of Tennessee at Martin - EUA (2001).
  • Romildo Carneiro Rolim
    Representante dos Empregados do Banco do Nordeste do Brasil S.A.
    Empregada(o) do BNB
    Membro do Conselho de Administração do Banco do Nordeste do Brasil S/A (BNB) desde 04 de abril de 2023, como Representante dos Empregados. Contador, administrador, especialista em gestão empresarial, especialista em normas e padrões internacionais de auditoria interna e mestre em avaliação de políticas públicas. Possui certificações CPA-10 e CPA-20 (Anbima). Trabalhou em agência, ocupou cargos técnicos relacionados com atividades de análise e acompanhamento de projetos, gerenciou o Ambiente de Análise e Acompanhamento de Operações de Crédito, a Unidade de Recuperação de Crédito do Ceará, o Ambiente de Controles Internos e o Ambiente de Auditoria Interna. Desempenhou, ainda, as funções de Superintendente de Operações Financeiras e de Mercado de Capitais e Superintendente de Reestruturação de Ativos. Foi Diretor Financeiro e de Crédito nos anos 2014 a 2017, e Presidente do Banco do Nordeste de 2017 a 2021.
  • Paulo Henrique Saraiva Câmara
    Presidente do Banco do Nordeste do Brasil S.A.
    Eleito na 815ª Reunião do Conselho de Administração realizada em 29 de março de 2023. Graduado em Ciências Econômicas, Pós-Graduado em Contabilidade e Controladoria Governamental e Mestre em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É Auditor do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco desde 1995. Atuou como Secretário de Administração, Secretário de Turismo e Secretário da Fazenda do estado de Pernambuco, entre 2007 e 2014. Foi Governador do estado de Pernambuco de 2015 a 2022.

Reuniões do Conselho de Administração