Voltar BNB e SAF celebram Acordo de Cooperação no Piauí

BNB e SAF celebram Acordo de Cooperação no Piauí
Crédito da foto: Geirlys Silva
Desenvolvimento Territorial Teresina (PI), 03/10/2023

O Banco do Nordeste (BNB) e a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) assinaram, nesta terça-feira, 03, Acordo de Cooperação Técnico e Financeiro voltado a firmar o BNB como instituição financeira responsável pela gestão de contas correntes dos projetos Viva o Semiárido II, Progere III e PAS, conduzidos pela Secretaria (recursos oriundos de convênio entre o FIDA, BID, BIRD e Estado do PI). Com a medida, atuação conjunta entre agentes de desenvolvimento do BNB, por meio do Programa Banco do Nordeste de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), e funcionários da SAF, nos doze territórios de desenvolvimento do Piauí, também será viabilizada. 

“Nosso planejamento estratégico já guarda sintonia com o do Governo do Estado e a assinatura de mais um Acordo de Cooperação vem a somar às nossas ações consideradas prioritárias, de apoio às comunidades, à agricultura familiar, desde o financiamento até o acompanhamento”, evidenciou o superintendente do BNB no Piauí, Francisco Lopes. Avaliação partilhada por Rejane Tavares, secretária da SAF, que ressaltou: “Nosso convênio abre também um processo de inclusão desses agricultores familiares no sistema bancário. O Banco do Nordeste tem essa missão de contribuir com o desenvolvimento da região”.

O Acordo de Cooperação BNB/SAF tem vigência de sessenta meses, prorrogáveis por igual período. Outros dois convênios centrados na agricultura familiar foram firmados, este ano, pelo Banco do Nordeste, no estado. Eles contemplam parcerias com a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, bem como Sistema Faepi/Senar.


Crédito da foto: Geirlys Silva.

TAGS
prodeter agricultura familiar saf