Voltar CCBNB Sousa promove rodada do programa Troca de Ideias em julho

CCBNB Sousa promove rodada do programa Troca de Ideias em julho
Cultura João Pessoa (PB), 09/07/2019

Criar um espaço de debate sobre temas culturais diversos, onde o público participa de forma ativa levantando questionamentos, apresentando pontos de vista que serão comentados por especialistas convidados. Este é o principal objetivo do programa Troca de Ideias, do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB Sousa), que terá cinco edições neste mês de julho.

Os interessados em participar do debate serão estimulados a apresentar suas idéias e a contribuírem com opiniões para o enriquecimento da discussão.

A Barragem

No dia 17, às 14h, o convidado Isaías Ehrich apresenta o tema “Entre os Apitos da Casa-de-Força". Trata-se de abordagem da Literatura Regionalista paraibana, a partir da análise do romance “A Barragem”, da escritora sousense Ignez Mariz. Ele vai traçar um panorama de como o sertão paraibano foi representado literariamente e o que produziu de Literatura.

Isaías Ehrich é doutorando em Literatura (UERN) e estuda a representação social feminina contida em “A Barragem” e em “O Boqueirão”, mediante a análise de personagens femininas presentes nas narrativas.

Jackson do Pandeiro

Para comemorar o centenário de Jackson do Pandeiro, renomado cantor e compositor paraibano, o jornalista, escritor e pesquisador Fernando Moura, considerado o maior biógrafo do ritmista, será entrevistado pelo público no Troca de Ideias de 18 de julho, às 15h30.

Ele falará sobre a biografia e discografia do artista e apresentará o livro “Jackson do Pandeiro em quadrinhos”, de sua autoria. A ideia é disseminar a importância do cantor, com foco na sua contribuição ao movimento cultural, não só da Paraíba, mas de todo o país.

Mostra de Arte

No dia 25 de julho, às 14h, o debate é sobre o filme “O canto secreto de Acauã”, produzido por alunos da Escola Cidadão Integral Mestre Júlio Sarmento (ECI MJS), por ocasião da I Mostra de Arte e Cultura, cujo tema é “O jovem transformando o seu projeto de vida em arte!”.

O projeto mostra o protagonismo dos alunos por meio de trabalhos escolares em diversas linguagens artísticas, enfatizando o cinema e a construção de seus "Projetos de vida" no universo das artes, fortalecendo o senso crítico, estético e ampliando o grau de conhecimento da comunidade escolar.

No início do mês, foram realizadas outras duas edições, sobre os temas “As minorias de Deus” e “Uma história no tempo”. Nos meses de julho e agosto, o CCBNB Sousa apresentará mais de 30 atividades culturais, em várias linguagens artísticas. Toda a programação é gratuita.

 

SERVIÇO

Dia 17, quarta-feira

14h - Entre os Apitos da Casa-de-Força: a representação social do romance “A Barragem”. 60min


Dia 18, quinta-feira

15h30 - Cem anos de Jackson do Pandeiro. 60min

Local: Teatro Multifuncional CCBNB Sousa

 

Dia 25, quinta-feira

14h - I Mostra de arte e cultura ECI MJS: O jovem transformando o seu projeto de vida em arte!. 180 min

Local: Teatro Multifuncional CCBNB Sousa

TAGS
ccbnb sousa programação troca de idéias debate espetáculo