TENDÊNCIAS DO MERCADO INTERNACIONAL DE MANGA

Autores

  • Clóvis Oliveira de Almeida Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • José da Silva Souza Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Luciene do Nascimento Mendes Universidade Federal da Bahia
  • Ritaumária de Jesus Pereira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2001.1860

Palavras-chave:

Fruta, Exportação, Nordeste, Semiárido, Renda, Manga

Resumo

Este ensaio analisa o mercado internacional de manga e evidencia que o período de produção nacional da fruta é um dos principais fatores condicionantes da competitividade brasileira nesse mercado. Constata que o mercado internacional de manga é abastecido por vários países e que o Brasil está entre os maiores exportadores com México, Filipinas, Paquistão e Índia. A manga é uma das poucas frutas cujas exportações, na forma in natura, conseguiram superar 10% da produção nacional. À luz das evidências apresentadas, mostra que a evolução da participação do Brasil no mercado internacional de manga, embora considerável, pode não ser sustentável, em decorrência do estreitamento ou da ausência das janelas de mercado, num futuro próximo. O procedimento de investigação deste trabalho consistiu do levantamento, tabulação e análise de dados disponíveis na FAO e na internet, além de valiosas contribuições obtidas em simpósios, congressos, reuniões técnicas e workshops.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clóvis Oliveira de Almeida, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (1990), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1993) e Doutorado em Ciências (Área de Concentração em Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ, 1998). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de pesquisa e ensino, com ênfase em Macroeconomia, Economia Internacional, Economia Aplicada ao Agronegócio, Econometria e Avaliação de Impactos de Tecnologias.

José da Silva Souza, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1977) e mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1988). 

Luciene do Nascimento Mendes, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2002), mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2004),mestrado em Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural - PADR/UFRPE (2010) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Faculdade de Engenharia Agrícola - FEAGRI da Universidade Estadual de Campinas (2022). Atualmente é professora adjunto IV do quadro efetivo da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronegócio, atuando principalmente nos seguintes temas: cadeias produtivas, competitividade, comercialização, caracterização de produtores, empreendedorismo e gestão rural.

Downloads

Publicado

2023-09-13

Como Citar

Almeida, C. O. de, Souza, J. da S., Mendes, L. do N., & Pereira, R. de J. (2023). TENDÊNCIAS DO MERCADO INTERNACIONAL DE MANGA. Revista Econômica Do Nordeste, 32(1), 112–120. https://doi.org/10.61673/ren.2001.1860

Edição

Seção

Artigos