TENDÊNCIAS DO MERCADO INTERNACIONAL DE MANGA

Autores/as

  • Clóvis Oliveira de Almeida Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • José da Silva Souza Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Luciene do Nascimento Mendes Universidade Federal da Bahia
  • Ritaumária de Jesus Pereira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2001.1860

Palabras clave:

Fruta, Exportação, Nordeste, Semiárido, Renda, Manga

Resumen

Este ensaio analisa o mercado internacional de manga e evidencia que o período de produção nacional da fruta é um dos principais fatores condicionantes da competitividade brasileira nesse mercado. Constata que o mercado internacional de manga é abastecido por vários países e que o Brasil está entre os maiores exportadores com México, Filipinas, Paquistão e Índia. A manga é uma das poucas frutas cujas exportações, na forma in natura, conseguiram superar 10% da produção nacional. À luz das evidências apresentadas, mostra que a evolução da participação do Brasil no mercado internacional de manga, embora considerável, pode não ser sustentável, em decorrência do estreitamento ou da ausência das janelas de mercado, num futuro próximo. O procedimento de investigação deste trabalho consistiu do levantamento, tabulação e análise de dados disponíveis na FAO e na internet, além de valiosas contribuições obtidas em simpósios, congressos, reuniões técnicas e workshops.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Clóvis Oliveira de Almeida, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (1990), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1993) e Doutorado em Ciências (Área de Concentração em Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ, 1998). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de pesquisa e ensino, com ênfase em Macroeconomia, Economia Internacional, Economia Aplicada ao Agronegócio, Econometria e Avaliação de Impactos de Tecnologias.

José da Silva Souza, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Bahia (1977) e mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1988). 

Luciene do Nascimento Mendes, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2002), mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2004),mestrado em Mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural - PADR/UFRPE (2010) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Faculdade de Engenharia Agrícola - FEAGRI da Universidade Estadual de Campinas (2022). Atualmente é professora adjunto IV do quadro efetivo da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronegócio, atuando principalmente nos seguintes temas: cadeias produtivas, competitividade, comercialização, caracterização de produtores, empreendedorismo e gestão rural.

Publicado

2023-09-13

Cómo citar

Almeida, C. O. de, Souza, J. da S., Mendes, L. do N., & Pereira, R. de J. (2023). TENDÊNCIAS DO MERCADO INTERNACIONAL DE MANGA. Revista Econômica Do Nordeste, 32(1), 112–120. https://doi.org/10.61673/ren.2001.1860

Número

Sección

Artigos