EXPORTAÇÕES DO NORDESTE DO BRASIL: CRESCIMENTO E MUDANÇA NA ESTRUTURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2000.1913

Palavras-chave:

Exportações, Nordeste, Brasil, Competitividade

Resumo

O objetivo do trabalho é conhecer melhor quais os produtos onde a região do nordeste do Brasil tem melhores possibilidades de inserção internacional. Analisa a estrutura das exportações da região, calcula índices de vantagens comparativas e discute a importância dos recursos naturais nas exportações nordestinas. Com base nesses índices, identifica os setores que parecem mais competitivos no comércio internacional. Os resultados mostram, para o período recente, ganhos de vantagens comparativas em alguns produtos manufaturados. Por outro lado, o conteúdo fatorial das exportações parece mostrar que a especialização do Nordeste está mais fortemente baseada em recursos naturais e em capital do que no trabalho. O comportamento das exportações parece refletir não apenas as vantagens comparativas regionais, mas também os efeitos da política comercial, barreiras não-tarifárias aos produtos da região e os acordos preferenciais existentes no comércio internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Álvaro Barrantes Hidalgo, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Graduação em Economia pela Universidade da Costa Rica (1973), Mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1978) e Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1983). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, Nordeste, abertura comercial, comércio exterior, Mercosul, vantagens comparativas e taxa de câmbio de equilíbrio. 

Downloads

Publicado

2000-06-30

Como Citar

Hidalgo, Álvaro B. (2000). EXPORTAÇÕES DO NORDESTE DO BRASIL: CRESCIMENTO E MUDANÇA NA ESTRUTURA. Revista Econômica Do Nordeste, 31(Suplemento Especial), 560–575. https://doi.org/10.61673/ren.2000.1913