O INSTRUMENTO DE COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS: UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS NO BRASIL

Autores

  • José Carrera Fernandez Universidade Federal da Bahia
  • Raymundo José Santos Garrido Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2000.1916

Palavras-chave:

Cobrança pelo Uso da Água, Sistemas de Bacias Hidrográficas, Recursos Hídricos

Resumo

Trata de um dos principais instrumentos de gestão dos recursos hídricos, que é a cobrança pelo uso da água em sistemas de bacias hidrográficas. Tentando ampliar o conhecimento a respeito desse importante instrumento de gestão, analisa os estudos mais relevantes sobre o tema no Brasil. Tendo em vista que ainda não há um consenso sobre a metodologia a ser adotada para nortear a formação de preços pelo uso da água, discute os procedimentos metodológicos utilizados nesses estudos, visando subsidiar os futuros trabalhos nessa área e contribuir para melhorar a alocação dos recursos hídricos na economia. Conclui que, sob a ótica distributiva, a metodologia de preço pelo custo médio é uma forma justa de fazer com que os usuários participem do custo do gerenciamento da água. E que as metodologias de preço pelo custo marginal e de preço ótimo são suficientes para financiar o plano de investimento para a bacia. Aponta a metodologia de preços ótimos que aquela que apresenta mais vantagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carrera Fernandez, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1980), graduação em Economia pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia (1977), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1980), mestrado em Economia - The University Of Chicago (1984) e PhD*(abd) em Economia - The University of Chicago. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Geral da Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: microeconomia, econometria, recursos hídricos, mercado de trabalho e economia do crime. 

Raymundo José Santos Garrido, Universidade Federal da Bahia

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (1970), Mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1989). Tese de Doutorado em Economia defendida na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas da UnB ? FACE, em 06 de setembro de 2016, (Aguardando emissão do Diploma). Atualmente é professor da Universidade Federal da Bahia havendo ingressado por concurso público para a vaga de Teoria Microeconômica. Atua principalmente nos seguintes temas: economia dos recursos hídricos, cobrança pelo uso e outorga de direito de uso dos recursos hídricos, análise de custos e benefícios sociais e privados de projetos.

Downloads

Publicado

2000-06-30

Como Citar

Fernandez, J. C., & Garrido, R. J. S. (2000). O INSTRUMENTO DE COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS: UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS NO BRASIL. Revista Econômica Do Nordeste, 31(Suplemento Especial), 604–629. https://doi.org/10.61673/ren.2000.1916