UM MODELO DE PLANILHA INFORMATIZADA PARA AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DE PROJETOS

Autores

  • Luiz Alfredo Raposo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1999.2018

Palavras-chave:

Modelos de Planilha, Ambiente Informatizado, Ferramenta de Avaliação.

Resumo

Contribui para modernizar os modelos de planilha informatizada usados na avaliação econômico-financeira de projetos. Sua estratégia consiste em tomar a Informática como pressuposto operativo e procurar enriquecer a planilha tradicional com doses extras de teoria econômico financeira. A partir daí, pode-se desenhar uma planilha mais efetiva como ferramenta de avaliação. Faz um apanhado das qualidades inerentes a uma planilha ideal, em ambiente informatizado: "abrangência" (a planilha deve projetar a empresa em duas situações alternativas: "sem projeto" e "com projeto"); "descritividade" (as premissas de cálculo devem ser todas exibidas); "economia" (só se deve detalhar nas projeções a parte da em[1]presa afetada diretamente pelo projeto) e "versatilidade" (a planilha deve servir aos mais variados tipos de projeto). Apresenta, esquematicamente, o formato da planilha proposta dentro do padrão ideal. Discutem-se detalhes de configuração das tabelas finais, tais como elas aparecem na planilha. Enfim, mostra como isolar subprojetos pelo método das "rodadas sucessivas" e a influência que o formato e a interpretação das projeções finais sofrem de certas hipóteses de política financeira, em geral admitidas implicitamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Alfredo Raposo, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Economista pela UFPE (Recife, 1969); Mestre em Teoria Econômica pela FGV/EPGE; Economista do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

Downloads

Publicado

1999-07-30

Como Citar

Raposo, L. A. (1999). UM MODELO DE PLANILHA INFORMATIZADA PARA AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DE PROJETOS. Revista Econômica Do Nordeste, 30(3), 336–370. https://doi.org/10.61673/ren.1999.2018

Edição

Seção

Artigos