UM MODELO DE PLANILHA INFORMATIZADA PARA AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DE PROJETOS

Autores/as

  • Luiz Alfredo Raposo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1999.2018

Palabras clave:

Modelos de Planilha, Ambiente Informatizado, Ferramenta de Avaliação.

Resumen

Contribui para modernizar os modelos de planilha informatizada usados na avaliação econômico-financeira de projetos. Sua estratégia consiste em tomar a Informática como pressuposto operativo e procurar enriquecer a planilha tradicional com doses extras de teoria econômico financeira. A partir daí, pode-se desenhar uma planilha mais efetiva como ferramenta de avaliação. Faz um apanhado das qualidades inerentes a uma planilha ideal, em ambiente informatizado: "abrangência" (a planilha deve projetar a empresa em duas situações alternativas: "sem projeto" e "com projeto"); "descritividade" (as premissas de cálculo devem ser todas exibidas); "economia" (só se deve detalhar nas projeções a parte da em[1]presa afetada diretamente pelo projeto) e "versatilidade" (a planilha deve servir aos mais variados tipos de projeto). Apresenta, esquematicamente, o formato da planilha proposta dentro do padrão ideal. Discutem-se detalhes de configuração das tabelas finais, tais como elas aparecem na planilha. Enfim, mostra como isolar subprojetos pelo método das "rodadas sucessivas" e a influência que o formato e a interpretação das projeções finais sofrem de certas hipóteses de política financeira, em geral admitidas implicitamente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Alfredo Raposo, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social

Economista pela UFPE (Recife, 1969); Mestre em Teoria Econômica pela FGV/EPGE; Economista do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)

Publicado

1999-07-30

Cómo citar

Raposo, L. A. (1999). UM MODELO DE PLANILHA INFORMATIZADA PARA AVALIAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA DE PROJETOS. Revista Econômica Do Nordeste, 30(3), 336–370. https://doi.org/10.61673/ren.1999.2018

Número

Sección

Artigos