A AÇÃO DO GOVERNO FEDERAL COMO TRANSFERIDOR DE RENDA ÀS FAMÍLIAS NO NORDESTE, 1995

Autores

  • Aristides Monteiro Neto Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas
  • Maria Cristina MacDowell Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1998.2055

Palavras-chave:

Economia Regional, Transferência de Renda, Brasil – Região Nordeste

Resumo

O objetivo do trabalho é mensurar e analisar a configuração municipal dos benefícios recebidos e do financiamento das transferências federais às famílias, no ano de 1995, para a Região Nordeste, segundo os estados e classes de tamanho da população dos municípios. Pretende-se revelar um “retrato” de como se afiguram, num dado instante, os municípios nordestinos quanto às transferências de renda recebidas pelas famílias provenientes do governo federal. As transferências de renda para famílias a que se refere este estudo são as operações unilaterais de cessão de bens e serviços ou de direitos sobre bens e serviços feitas pelas entidades “doadoras”, que aumentam a renda disponível das famílias “recebedoras”, sem a exigência da prestação de qualquer serviço em contrapartida, no período considerado. Tais transferências são: os benefícios do INSS; as aposentadorias e pensões dos servidores públicos federais; e os gastos com programas sociais (Programa da Merenda Escolar, do Leite, da Cesta Básica e do Kit Escola). Duas questões consideradas importantes são colocadas: (a) quanto o governo gasta nos estados do Nordeste via transferências de renda às famílias?; e (b) qual a proporção destas transferências na renda dos estados e na renda regional?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aristides Monteiro Neto, Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas

Economista com doutorado em Economia Aplicada pelo IE/UNICAMP (2005). É técnico em Planejamento e Pesquisa do Ipea desde 1997. Foi chefe da Assessoria de Planejamento e Articulação Institucional do Ipea (2011-2012). Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (2007-2009). Professor do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento do Ipea. 

Maria Cristina MacDowell, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada

Especialista Líder de la División de Gestión Fiscal, donde ha dirigido varios programas y asistencia técnica en gestión fiscal en Brasil. Tiene amplia experiencia en temas relacionados con política y gestión fiscal, descentralización fiscal, finanzas subnacionales y calidad del gasto público, con diversas publicaciones. Es investigadora licenciada en el Instituto de Investigación Económica Aplicada (IPEA) del Gobierno de Brasil y actuó como Directora General de la Escuela de Administración de Empresas (ESAF) del Ministerio de Economía de Brasil. Fue profesora en cursos de pregrado y posgrado en economía y se desempeñó como consultora del Banco Mundial, la Organización Internacional del Trabajo (OIT) y el Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo (PNUD). Tiene una Maestría en Economía de la Universidad Federal de Pernambuco y un Doctorado en Economía de la Universidad de Brasilia.

Downloads

Publicado

1998-07-30

Como Citar

Monteiro Neto, A., & MacDowell, M. C. (1998). A AÇÃO DO GOVERNO FEDERAL COMO TRANSFERIDOR DE RENDA ÀS FAMÍLIAS NO NORDESTE, 1995. Revista Econômica Do Nordeste, 29, 661–679. https://doi.org/10.61673/ren.1998.2055