EMPREGO REGIONAL E NACIONAL: UMA ANÁLISE DA PERSISTÊNCIA DOS CHOQUES NAS SÉRIES BRASILEIRAS

Authors

  • Luiz Rodrigues Kehrle Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Alexandre Alves Porsse Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0002-2858-9043

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2000.1923

Keywords:

Persistence of shocks, Regional employment, Macroeconomic policy

Abstract

Using a time series methodology, this article analyses how persistent the shocks on Brazilian quarterly employment series are. The applied tests show differences among regional series response to shocks, a result which justifies the main conclusion that policies of long and short run, although integrated, run differently over some of these regions.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luiz Rodrigues Kehrle, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Concluiu o doutorado em economia de empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo em 1995. Atualmente e professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Publicou 3 artigos em periódicos especializados e 17 trabalhos em anais de eventos. possui 8 capítulos de livros e 1 livro publicados. possui 35 itens de produção técnica. participou de 3 eventos no brasil. Orientou 8 dissertações de mestrado e coorientou 1, orientou 1 tese de doutorado, além de ter orientado 1 trabalho de iniciação cientifica e 8 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de economia e engenharia de produção. Atua na área de economia, com ênfase em métodos e modelos matemáticos, econométricos e estatísticos. Em suas atividades profissionais interagiu com 18 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. Em seu currículo lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artístico-cultural são: indústria de calcados, Paraíba, brasil, controle de preços, empregabilidade, qualificação profissional, função renda-consumo, consumo familiar, series temporais e abertura comercial.

Alexandre Alves Porsse, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (1996), Mestre em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2000) e Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente trabalha como Professor Adjunto do Departamento de Economia da UFPR. Exerceu o cargo de Secretário Adjunto do Planejamento e Gestão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul entre 2009 e 2010 e de Assessor da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul entre 2007 e 2008. Sua principal linha de pesquisa está inserida no campo da Economia Regional, com ênfase no desenvolvimento e aplicação de modelos de equilíbrio geral para análise de políticas econômicas. Seus trabalhos caracterizam-se principalmente pela aplicação das abordagens de insumo-produto e de equilíbrio geral computável para subsidiar o processo de formulação e avaliação de políticas governamentais nas áreas de planejamento econômico regional e política fiscal. Também desenvolve estudos com foco em convergência e desigualdade de renda utilizando técnicas de econometria espacial. Sua agenda de pesquisa recente compreende o estudo dos impactos econômicos da mudança demográfica no Brasil numa perspectiva regional, cujo principal objetivo é avaliar as implicações do processo de transição demográfica brasileiro sobre a estrutura produtiva e a dinâmica das regiões no espaço nacional nas próximas décadas.

Published

2000-06-30

How to Cite

Kehrle, L. R., & Porsse, A. A. (2000). EMPREGO REGIONAL E NACIONAL: UMA ANÁLISE DA PERSISTÊNCIA DOS CHOQUES NAS SÉRIES BRASILEIRAS. Revista Econômica Do Nordeste, 31(Suplemento Especial), 718–737. https://doi.org/10.61673/ren.2000.1923