Indústria e desenvolvimento em Sergipe

Authors

  • Ricardo Oliveira Lacerda de Melo Universidade Federal de Sergipe - UFS
  • Josué Modesto dos Passos Subrinho Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA
  • Cid Olival Feitosa Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.355

Keywords:

Sergipe. Indústria. Desenvolvimento.

Abstract

Este artigo tem os seguintes objetivos: analisar a origem e o desenvolvimento da indústria em Sergipe, desde a formação do complexo econômico sergipano, no século XIX, até as perspectivas de retomada dos investimentos industriais nos últimos dois anos; articular as mudanças na dinâmica do setor industrial sergipano com as transformações da economia nacional e do lugar de Sergipe nas economias do Brasil e do Nordeste; analisar a evolução do setor industrial sergipano nos marcos do complexo primário exportador do século XIX, o desenvolvimento industrial do século XX, desde o deslocamento do centro dinâmico em direção às atividades voltadas para o mercado interno na década de 1930, passando pelo surgimento da Nova Indústria Nordestina incentivada pela SUDENE, nos anos 1960 e 1970 e, ainda no século XX, refletir sobre o impulso do setor industrial sergipano com a implantação dos investimentos do II PND maturados nos anos 1980. Constata que nos anos 1990, a abertura comercial e a reestruturação industrial põem por terra o principal projeto estruturador do estado de Sergipe, o pólo cloroquímico. Conclui que nos anos mais recentes, já no século XXI, o setor industrial voltou a conhecer uma certa dinâmica de crescimento, embalado pelos empreendimentos incentivados pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ricardo Oliveira Lacerda de Melo, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1987) e doutorado em Política Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Foi pró-reitor de administração da Universidade Federal de Sergipe (1992-1996), presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão do Estado de Sergipe (2007-2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe e assessor econômico do Governo de Sergipe. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: sergipe, desenvolvimento regional, arranjo produtivo local, cadeias produtivas e desenvolvimento.

Josué Modesto dos Passos Subrinho, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Sergipe (1977), tem Mestrado(1983) e Doutorado(1992) em Ciência Econômica pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Reitor Pró-Tempore da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, em Foz do Iguaçu - Paraná. Professor associado da Universidade Federal de Sergipe, tem experiência no ensino e na pesquisa nas áreas da Economia Regional, Educação Superior e História Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, história econômica de Sergipe, ensino superior em Sergipe, Universidade Federal de Sergipe, ensino superior brasileiro, ensino superior na América Latina.

Cid Olival Feitosa, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2001); Especialização em Desenvolvimento Econômico Local pela UFS (2004); Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007 e 2011). Agraciado com o XII Prêmio BNB de Desenvolvimento Regional, Categoria Universitário, no ano 2008, pela dissertação sobre a economia sergipana. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, economia regional, economia urbana, economia brasileira, economia política.

Published

2017-03-21

How to Cite

de Melo, R. O. L., Subrinho, J. M. dos P., & Feitosa, C. O. (2017). Indústria e desenvolvimento em Sergipe. Revista Econômica Do Nordeste, 40(2), 331–344. https://doi.org/10.61673/ren.2009.355

Issue

Section

Artigos