Avaliação da viabilidade econômica da produção de mamão em sistema convencional e de produção integrada de frutas

Authors

  • Talles Girardi de Mendonça Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ
  • Viviani Silva Lírio Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Altair Dias Moura Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Bricio dos Santos Reis Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Suely de Fátima Ramos Silveira Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2009.373

Keywords:

Produção Integrada. Boas Práticas Agrícolas. Exportações e Certificação.

Abstract

Este trabalho verifica o efeito da adoção da Produção Integrada de Frutas (PIF) sobre o retorno financeiro dos produtores. Para consecução da pesquisa, foi necessário escolher uma espécie de fruta para ser analisada, em virtude do grande número de espécies produzidas pelo país. Assim, levando-se em consideração aspectos como importância das exportações e o atual estágio de adoção da PIF, a fruta selecionada foi o mamão, Carica Papaya L., cultivar Sunrise Golden. A realização do trabalho compreendeu a elaboração de fluxos de caixa representativos da produção de mamão nos sistemas convencional e integrado, o cálculo de indicadores de viabilidade e a análise de risco em cada sistema produtivo. Os resultados apontaram pequena vantagem, em termos de retorno e em termos de risco, para a produção integrada, o que permitiu concluir que a adoção da PIF não garante aos produtores elevação substancial de retornos financeiros.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Talles Girardi de Mendonça, Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ

Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de São João del-Rei (2004) e mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Tem experiência na área de pesquisa econômica atuando principalmente nos seguintes temas: exportações, competitividade, complexo soja, fruticultura, integração de mercados, mercado de trabalho, instituições e comércio internacional.

Viviani Silva Lírio, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professora e Pró-Reitora de Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Viçosa da UFV. Pesquisadora do CNPq desde 2009. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994) e Doutora em Economia Rural pela UFV (2001). Desde janeiro de 1998, faz parte do corpo docente do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa atuando, também, como orientadora e pesquisadora, prioritariamente nas áreas de Microeconomia do desenvolvimento e Mercados agroindustriais. É parecerista de diferentes periódicos e atua como parecerista Ad-hoc e consultora junto a diferentes instituições como Embrapa, Cia Vale do Rio Doce e FAO.

Altair Dias Moura, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui Graduação em Agronomia (1990) e Mestrado em Economia Rural (1994), ambos pela Universidade Federal de Viçosa, e Doutorado em Agribusiness Management, pela Lincoln University (2003). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Administração Rural e Gestão do Agronegócio, atuando principalmente nos seguintes temas: viabilidade econômica de projetos agroindustriais, análise de risco em projetos, custos de produção e desempenho de empresas rurais/agroindustriais, análise de canais de distribuição e gestão de cadeias de suprimentos. Em seus trabalhos mais recentes junto à iniciativa privada e instituições do agronegócio, tem se dedicado à comercialização e classificação de soja, projetos de pecuária leiteira, negócio florestal e viabilidade de investimento em maquinário agrícola para geração de energia alternativa.

Bricio dos Santos Reis, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis e Adm. de Cachoeiro de Itapemirim (1994) e doutorado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Cooperativas, atuando principalmente nos seguintes temas: cooperativismo, cooperativismo de crédito, finanças e avaliação de projetos.

Suely de Fátima Ramos Silveira, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (1984), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1993) e Doutorado em Economia Aplicada pela ESALq/Universidade de São Paulo (2000). Bolsista de Produtividade do CNPq. Diretora do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS)(2012-atual). Membro da Rede de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas. Membro da Comunidade GIGAPP ? Grupo de Investigación em Gobierno, Administación y Politicas Públicas (Madrid, Spain). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e Líder de Tema da Divisão Acadêmica de APB da ANPAD no biênio 2015-2016. Tem experiência na área de Administração, atuando, principalmente, nas linhas de pesquisa Desenvolvimento e Gestão Social e Planejamento e Políticas Públicas, com pesquisas nas áreas temáticas: Administração Pública; Formulação, Implementação, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas; e Desenvolvimento.

Published

2017-03-21

How to Cite

de Mendonça, T. G., Lírio, V. S., Moura, A. D., Reis, B. dos S., & Silveira, S. de F. R. (2017). Avaliação da viabilidade econômica da produção de mamão em sistema convencional e de produção integrada de frutas. Revista Econômica Do Nordeste, 40(4), 699–724. https://doi.org/10.61673/ren.2009.373

Issue

Section

Artigos