Esforço fiscal dos estados brasileiros

Authors

  • José Romeu de Vasconcelos Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA
  • Marcelo Piancastelli Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA
  • Rogério Boueri Miranda Universidade Católica de Brasília - UCB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2006.585

Keywords:

Finanças públicas, Esforço fiscal, Ajuste fiscal.

Abstract

Este trabalho avalia o esforço fiscal empregado pelas administrações estaduais brasileiras no período de 1985 a 1999. Os níveis desse esforço são avaliados levando-se em conta vários fatores peculiares de cada estado, tais como proporções setoriais do produto estadual, renda per capita estadual e produto estadual total. Além disso, tenta capturar o efeito de variáveis importantes, como por exemplo a estrutura tributária existente e a facilidade/dificuldade de comunicação de cada Estado, por meio de estimação de dados em painel com efeito fixo. Os dados indicam uma evolução do esforço fiscal no período, independentemente das ocasionais deteriorações de outros índices fiscais. O resultado, de modo geral, confirma a existência de um desempenho de arrecadação, na medida em que vinte Estados apresentaram índices de esforço fiscal iguais ou superiores à unidade e sete apresentaram índices inferiores à unidade. A convergência dos índices esforço fiscal nos demais Estados e o alto grau de volatilidade dos desvios-padrão são de difícil explicação, não havendo respostas inequívocas para tal questão. Vários fatores podem estar em jogo, com efeitos positivos ou negativos, o que sugere a necessidade de se aprofundar a análise. Entre tais fatores, destaca-se o melhor aparelhamento das máquinas tributárias estaduais com vistas ao maior aproveitamento da potencialidade fiscal das Unidades da Federação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Romeu de Vasconcelos, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Ceará(1973) e mestrado em Economia pelo Fundação Getúlio Vargas - RJ(1975). Atualmente é CONTRATO POR PESQUISA da Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Monetária e Fiscal. Atuando principalmente nos seguintes temas:sistema financeiro, Política macroeconamica, Políticas públicas, déficit público.

Marcelo Piancastelli, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA

Possui graduação em EConomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1971), mestrado em Economia - University of Manchester (1975) e doutorado em Economia - University of Kent at Canterbury (1983). Foi Profesor Adjunto do Departamento de Economiada UFMG, Profesor do curso de Pós-Graduação do Departmento de Economia da Ubniversidade de Kent em Canterbutry, UK e no MBA da Fundação Getúlio Vargas,,em Brasilia. Exerceu vários cargos na administraçao pública de Minas Gerais e do Governo Federal, tendo sido Diretor do Ministério da Indústria e Comércio, Diretor do Tesouro Nacional e Diretor do IPEA.

Rogério Boueri Miranda, Universidade Católica de Brasília - UCB

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (1990), mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1997) e em PhD in Economics - University Of Maryland College Park (2006). Atualmente é tecnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Análise de Eficiência e Produtividade e Finanças Públicas.

Published

2017-06-30

How to Cite

de Vasconcelos, J. R., Piancastelli, M., & Miranda, R. B. (2017). Esforço fiscal dos estados brasileiros. Revista Econômica Do Nordeste, 37(1), 7–36. https://doi.org/10.61673/ren.2006.585

Issue

Section

Artigos