Efeitos do trabalho infantil sobre a educação na Região Nordeste do Brasil

Authors

  • Leonardo Bornacki de Mattos Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Carlos André da Silva Muller Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • João Eustáquio de Lima Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Viviani Silva Lírio Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2006.651

Keywords:

Trabalho infantil–Região Nordeste, Educação–Região Nordeste.

Abstract

O emprego de trabalho infantil tem gerado sérias conseqüências para o desempenho escolar de crianças. Além disso, pode ter impactos negativos no nível educacional da população. O objetivo principal deste estudo foi estimar os efeitos do trabalho infantil sobre a educação da população da região Nordeste do Brasil. Foi usado um modelo de regressão linear para explicar o número de anos de estudo, e modelos Logit para estimar a probabilidade de conclusão da 4ª e da 8ª séries do Ensino Fundamental. Foram utilizadas informações obtidas no Arquivo de Pessoas da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios/Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-2001. Os resultados obtidos mostraram que os efeitos do trabalho infantil sobre a educação são de fato significativos e repercutem, negativamente, no nível de escolaridade das pessoas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leonardo Bornacki de Mattos, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2002), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa(2004), doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa(2008) e curso-tecnico-profissionalizantepelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(1995). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Viçosa, Revisor de periódico da Revista de Economia e Agronegócio e Revisor de periódico da Revista de Economia (Curitiba). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Integração de Mercados. Atuando principalmente nos seguintes temas:Integração espacial, Custos de transação, Carne de frango, co-integração, Threshold e TVEC.

Carlos André da Silva Muller, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (2002), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), lecionando "Teoria Geral da Administração I e II" na graduação em Administração, "Organização da Produção Sustentável" e "Institucionalismo, Economia e Organizações" no Mestrado Acadêmico em Administração; "Estado, Sociedade e Administração Pública" no Mestrado Profissional em Rede em Administração Pública (PROFIAP). É membro eleito do Conselho Superior de Educação desta IFES (CONSEA), participante da Câmara de Pós Graduação (CPG). Como pesquisador, atua com foco em estudos que envolvem os temas inovação e sustentabilidade, considerando o ambiente amazônico como locus de estudo. Tem-se como referências teóricas as correlatas à administração da produção e teoria institucional.

João Eustáquio de Lima, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1969), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal de Viçosa (1971), Mestrado em Economia - Michigan State University (1975) e Doutorado em Economia Rural - Michigan State University (1977). Atualmente é Professor Titular no Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia e Economia Rural com ênfase em Métodos Quantitativos e Econometria. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada (Mestrado e Doutorado), atuando principalmente nos seguintes temas: produção e emprego agrícola, modernização da agricultura, eficiência na produção agropecuária, mercado de trabalho, avaliação de programas e políticas públicas, retornos dos investimentos em educação.

Viviani Silva Lírio, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Professora e Pró-Reitora de Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Viçosa da UFV. Pesquisadora do CNPq desde 2009. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994) e Doutora em Economia Rural pela UFV (2001). Desde janeiro de 1998, faz parte do corpo docente do Departamento de Economia Rural da Universidade Federal de Viçosa atuando, também, como orientadora e pesquisadora, prioritariamente nas áreas de Microeconomia do desenvolvimento e Mercados agroindustriais. Pró-Reitora de Assuntos Comunitários da UFV desde julho de 2015, é, também, parecerista de diferentes periódicos e atua como parecerista Ad-hoc e consultora junto a diferentes instituições como Embrapa, Cia Vale do Rio Doce e FAO.

Published

2017-08-23

How to Cite

de Mattos, L. B., Muller, C. A. da S., de Lima, J. E., & Lírio, V. S. (2017). Efeitos do trabalho infantil sobre a educação na Região Nordeste do Brasil. Revista Econômica Do Nordeste, 37(3), 356–367. https://doi.org/10.61673/ren.2006.651

Issue

Section

Artigos