MODELAGEM DA DEMANDA DE COMBUSTÍVEL NO BRASIL: A IMPORTÂNCIA DOS VEÍCULOS FLEX
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2017.164Palabras clave:
Biocombustível, demanda de combustível, veículos flexResumen
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da expansão dos veículos flex na frota de veículos leves no Brasil sobre a demanda dos diferentes tipos de combustíveis utilizados na mesma: etanol hidratado e gasolina. O estudo inclui uma análise crítica das estimativas anteriores de demanda de combustíveis no Brasil de modo a explicar a importância da presente estimativa, incluindo os dados mais recentes possíveis. Os resultados indicam que a demanda por etanol hidratado é elástica em relação aos preços, tanto do próprio combustível quanto preço cruzado da gasolina; que a demanda preço da gasolina é inelástica a ambos os preços e; que a renda tem um efeito positivo e significativo sobre a demanda de gasolina, mas tem efeito negativo sobre a demanda de etanol hidratado. Estes resultados podem orientar a formulação de políticas para impulsionar o consumo de biocombustíveis no Brasil, considerando que, nos últimos anos, o mercado de etanol hidratado tem se mantido estagnado devido a distorções introduzidas pelas políticas do governo brasileiro.Descargas
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Publicado
2017-12-21
Cómo citar
Costa, C. C. da, Burnquist, H. L., Souza, M. J. P. de, & Valdes, C. (2017). MODELAGEM DA DEMANDA DE COMBUSTÍVEL NO BRASIL: A IMPORTÂNCIA DOS VEÍCULOS FLEX. Revista Econômica Do Nordeste, 48(3), 113–127. https://doi.org/10.61673/ren.2017.164
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2017 Cinthia Cabral da Costa, Heloisa Lee Burnquist, Maurício Jorge Pinto de Souza, Constanza Valdes

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