POTENCIAL DE MERCADOLÓGICO DE GELEIAS DE FRUTOS DO CERRADO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2025.1717

Palabras clave:

Sustentabilidade, Análise mercadológica, Frutos do Cerrado

Resumen

Frutos do Cerrado possuem boa composição nutricional, além de uma diversidade de sabores. Mas apresentam limitado uso para fabricação de produtos alimentares. O presente estudo avaliou seu potencial mercadológico para fabricação de geleias, dada a simplicidade de processamento e potencial para inovação social. Para isso, foi aplicado um questionário que permitiu avaliar o perfil do potencial consumidor, definir preços e valor agregado do produto. Os dados demonstram um nicho de mercado, com possibilidade de ganho econômico com o aproveitamento sustentável de um bioma nacional. Esta estratégia demonstra ser inovadora, pela possibilidade de renda às comunidades que tradicionalmente manufaturam os frutos. 

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Biografía del autor/a

Érika Renata Martins Mertens, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Graduada em Ciências Contábeis. Mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação. Universidade Federal do Oeste da Bahia, Barreiras, Bahia, Brasil. erika.mertens@ufob.edu.br

Flávio Santos Lopes, Frutificar Cerrado

Graduado em Agronomia. Doutor em Genética e Melhoramento de Plantas. Frutificar Cerrado, Barreiras, Bahia, Brasil. 1lopes.fs@gmail.com

Claudia Vieira Prudêncio, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Graduada em Nutrição. Doutora em Microbiologia Agrícola. Especialista em Terapia Nutricional Parenteral e Enteral e Nutrição Clínica. Universidade Federal do Oeste da Bahia, Barreiras, Bahia, Brasil. claudia.prudencio@ufob.edu.br

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Publicado

2025-11-26

Cómo citar

Mertens, Érika R. M., Lopes, F. S., & Prudêncio, C. V. (2025). POTENCIAL DE MERCADOLÓGICO DE GELEIAS DE FRUTOS DO CERRADO. Revista Econômica Do Nordeste, 56(4), 87–99. https://doi.org/10.61673/ren.2025.1717

Número

Sección

Artigos