O SISTEMA AGROINDUSTRIAL DA MADEIRA NO BRASIL

Autores/as

  • Carlos José Caetano Bacha Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2001.1801

Palabras clave:

Sistema agroindustrial, Brasil, Indústria madereira, Madeira

Resumen

Este trabalho dimensiona e analisa a evolução do Sistema Agroindustrial da Madeira (SAG Madeira) no Brasil. São analisadas as evoluções do faturamento, do emprego e das transações externas deste SAG, bem como o comportamento dos principais segmentos industriais quanto ao abastecimento de madeira. Conclui-se que apenas o setor de papel e celulose possui auto-suficiência em madeira plantada e vem mantendo o seu ritmo anual de reflorestamento, estando em posição vantajosa frente a outros segmentos industriais consumidores de madeira (principalmente os que usam madeiras nativas) diante de uma possível escassez desta matéria-prima.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlos José Caetano Bacha, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (1988) e pós-doutorado pela University of Illinois at Urbana-Champaign no período de 2000/01. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas agrícolas e florestais, desenvolvimento setorial e mercados de produtos florestais.

Publicado

2023-09-02

Cómo citar

Bacha, C. J. C. (2023). O SISTEMA AGROINDUSTRIAL DA MADEIRA NO BRASIL. Revista Econômica Do Nordeste, 32(4), 975–993. https://doi.org/10.61673/ren.2001.1801

Número

Sección

Artigos