DINÂMICA DE CRESCIMENTO REGIONAL – UMA ANÁLISE EMPÍRICA DA REGIÃO SUL

Autores/as

  • Sabino da Silva Porto Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eduardo Pontual Ribeiro Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0003-4032-9962

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2000.1905

Palabras clave:

Crescimento Endógeno, Convergência, Polarização

Resumen

Atualiza o debate sobre convergência de renda entre os estados e introduz resultados sobre municípios no Brasil. Comenta novos resultados de crescimento econômico como polarização e armadilha de pobreza. O modelo de Ben-David apoia-se nas hipóteses neoclássicas e chega a equilíbrios múltiplos onde economias com nível de consumo abaixo da linha de pobreza têm crescimento negativo e estão presas em armadilha de pobreza. Já o modelo de Quah usa crescimento endógeno com imperfeita mobilidade de capital que também chega ao resultado de formação de clubes de convergência, refutando a hipótese de convergência absoluta Ao contrário da literatura tradicional que se baseia em análise cross – section, novos testes, aqui empregados, estudam o comportamento dinâmico da renda per capita e da distribuição de renda como um todo. A conclusão, ao contrário dos trabalhos anteriores, indica a formação de clubes de convergência entre os municípios da Região Sul do país.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sabino da Silva Porto Júnior, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Mestrado Em Economia Agricola pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é professor associado 3 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: polarização, cadeias de markov, crescimento endógeno, crescimento e sistema financeiro e crescimento.

Eduardo Pontual Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Econômicas (Bacharel) pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Economia (Master of Arts) - University of Illinois (1993) e doutorado em Economia (Ph.D.) - University of Illinois (1996). Atualmente é Professor Titular - UFRJ -Instituto de Economia e exerceu mandato de Conselheiro no Tribunal do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) de agosto de 2012 a agosto de 2014. Foi professor adjunto da UFRGS e Vice-Economista-Chefe e Economista Chefe do CADE. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: Defesa da Concorrência, Economia Industrial e Mercado de Trabalho. Vice - Coordenador do Grupo de Pesquisa em Direito, Economia e Concorrência (GDEC-IE / www.gdec-ie.com )

Publicado

2000-06-30

Cómo citar

Porto Júnior, S. da S., & Ribeiro, E. P. (2000). DINÂMICA DE CRESCIMENTO REGIONAL – UMA ANÁLISE EMPÍRICA DA REGIÃO SUL. Revista Econômica Do Nordeste, 31(Suplemento Especial), 454–483. https://doi.org/10.61673/ren.2000.1905