LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL E FATOS ESTILIZADOS DA NOVA RECONFIGURAÇÃO ESPACIAL DO NORDESTE

Autores/as

  • Maria de Fátima Silveira Ferreira Universidade Federal da Bahia
  • Mauro Borges Lemos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2000.1906

Palabras clave:

Desenvolvimento econômico - Nordeste, Desenvolvimento econômico - concentração espacial, Atividades produtivas – aglomeração, Economias Externas, Inovação Tecnológica

Resumen

Analisa a evolução da distribuição espacial da produção, seus fatores locacionais determinantes e suas conseqüências sobre o desenvolvimento regional. A avaliação da composição das economias (ou deseconomias) de aglomeração pretende ressaltar os impactos resultantes das inovações tecnológicas no processo de definição do local para a implantação de uma atividade industrial. Tomando como referência a Região Nordeste, ocupa-se em explicar a recente redistribuição espacial das atividades industriais, enfocando os fatores indutores da escolha locacional, e como esse movimento influencia a nova direção do desenvolvimento regional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria de Fátima Silveira Ferreira, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Economia pela UFBA (1999), com graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas/UFBA(1988). Possui experiência em planejamento, gestão e docência de nível superior. Mais especificamente: 1) planejamento e gestão pública, com atuação nos processos de planejamento público, incluindo a elaboração do Plano Plurianual - PPA; de elaboração e atualização dos planos e políticas de desenvolvimento estadual; formulação e implementação de políticas públicas e planos setoriais de desenvolvimento econômico, social e regional; compatibilização do planejamento estadual com o planejamento nacional; acompanhamento, monitoramento e avaliação das políticas e ações governamentais; realização de estudos necessários ao desenvolvimento estadual; gestão organizacional; 2) gestão acadêmica em Instituição de Ensino Superior, atuando nos processos de: planejamento, coordenação e acompanhamento das atividades da área acadêmica; autorização e reconhecimento de cursos de graduação (bacharelado e tecnológico); elaboração e implantação de projetos pedagógicos de curso, planos de negócios, orçamento e ações da área acadêmica; acompanhamento dos procedimentos legais, regulatórios e de avaliação de cursos junto ao MEC/INEP em relação às Diretrizes Curriculares e às condições de oferta do ensino; gestão de infraestrutura; colaboração no desenvolvimento de estratégias comerciais de captação e de retenção de alunos. Áreas temáticas de atuação: políticas públicas; planejamento; localização e vantagens competitivas; economia regional; gestão acadêmica; ensino superior.

Mauro Borges Lemos, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1980-2016); Ministro de Estado do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC (2014); Diretor-Presidente da Companhia Energética de Minas Gerais - CEMIG (2015-2016); Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI (2011-2014); Membro Titular do Conselho de Administração do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES (2011-2014) e Presidente dos Conselhos de Administração do BNDES e BNDESPAR (2014); Membro Titular do Conselho de Administração da LIGHT S.A. (2016-2018). Pesquisador Programa Cátedras Brasil, Escola Nacional de Adminstração Pública - ENAP (2018-2019); Professor Titular Visitante da Universidade Federal da Bahia - UFBA (2020-2022). FORMAÇÃO ACADÊMICA: Doutor em Economia - University of London, Inglaterra (1993); Mestre em Economia - Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil (1985); Bacharel em Ciências Econômicas - Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil (1977); Pós-Doutorado - Université de Paris XI, França (2003); Pós-Doutorado - University of Illinois, Estados Unidos (2002). ÁREAS DE PESQUISA: Desenvolvimento Econômico; Economia Regional e Urbana; Economia Industrial e da Tecnologia.

Publicado

2000-06-30

Cómo citar

Ferreira, M. de F. S., & Lemos, M. B. (2000). LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL E FATOS ESTILIZADOS DA NOVA RECONFIGURAÇÃO ESPACIAL DO NORDESTE. Revista Econômica Do Nordeste, 31(Suplemento Especial), 484–507. https://doi.org/10.61673/ren.2000.1906