GLOBALIZAÇÃO E COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA TÊXTIL DA PARAÍBA E DO NORDESTE: UM ESTUDO COMPARATIVO DE 1986 A 1998

Autores/as

  • Lúcia Maria Góes Moutinho Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Mabel Jaqueline Carmona de Campos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2000.1914

Palabras clave:

Competitividade, Globalização, Indústria têxtil, Economia regional, Economia nordestina, Economia paraibana, IQEF, Brasil-Paraíba, Brasil-Nordeste

Resumen

Procede de um estudo da competitividade do setor têxtil das economias nordestina e paraibana. Tomando-se como referencial teórico as conceituações de globalização e de competitividade, investiga-se acerca dos efeitos do processo de globalização sobre a competitividade da indústria têxtil. A partir deste referencial teórico são expostos acontecimentos recentes no setor ao nível nacional, nordestino e paraibano. Foi dada especial importância ao Índice de Qualidade do Emprego Formal (IQEF), como indicador do reflexo da abertura comercial sobre o setor no Nordeste e na Paraíba. Os IQEFs são calculados para o período de 1986 a 1996, a partir dos dados do Ministério do Trabalho, mais especificamente, a partir da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Estes resultados são complementados com informações qualitativas obtidas diretamente das empresas, através de entrevistas. Alguns aspectos relevantes são identificados: i) a idade do parque instalado faz com que a competitividade do setor seja baixa; ii) o nível educacional é outro fator limitante da melhoria da competitividade e iii) houve melhorias na qualidade do emprego formal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lúcia Maria Góes Moutinho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1979), mestre em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1983) e doutorado em Economia de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1995), Pós-doutorado em APLs na RedeSist do Instituto de Economia da UFRJ (2005/2006). Atualmente é professora associada III e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração e Desenvolvimento Rural - PADR da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Pesquisadora Associada da REDESIST Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial e regional, políticas públicas e em cargos na Administração Pública.

Mabel Jaqueline Carmona de Campos, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá (1994) e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2000). Foi professora em diversas Instituições de Ensino Superior no Paraná e em Pernambuco. Consultora com experiência em caracterizações de espaços rurais e urbanos.Tem experiência na área de Economia, Empreendedorismo, Economia Internacional. 

Publicado

2000-06-30

Cómo citar

Moutinho, L. M. G., & Campos, M. J. C. de. (2000). GLOBALIZAÇÃO E COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA TÊXTIL DA PARAÍBA E DO NORDESTE: UM ESTUDO COMPARATIVO DE 1986 A 1998. Revista Econômica Do Nordeste, 31(Suplemento Especial), 576–593. https://doi.org/10.61673/ren.2000.1914