COMMOM ECONOMIC CYCLES IN BRAZIL’S NORTHEAST

Autores/as

  • Marcos Costa Holanda Universidade Federal do Ceará
  • André Matos Magalhães Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1999.1961

Palabras clave:

Políticas Nacionais, Desenvolvimento Regional, Interação Econômica, Nordeste, Brasil

Resumen

Parte da constatação de que o debate relativo ao desenvolvimento regional do Nordeste brasileiro tem se concentrado nos efeitos que políticas nacionais teriam na região. Pouca atenção tem sido dada a análise dos efeitos que a economia de um Estado específico pode trazer a outros Estados da região. Realiza um estudo empírico acerca da interação econômica entre os três maiores Estados da região Nordeste: Bahia, Ceará e Pernambuco. Faz a análise empírica baseada na estimação de um modelo VAR (Vector Autoregression Model) para os respectivos PIBs estaduais. As informações relativas à maneira pela qual as economias interagem entre si são obtidas a partir da matriz de correlação dos resíduos do modelo VAR, de testes de causalidade de Granger e análise das funções de resposta de impulso derivados do respectivo modelo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Costa Holanda, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Economia pela Universidade de Fortaleza (1984), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1987) e doutorado em Economia - University of Illinois (1993). Atualmente é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Foi fundador e primeiro Diretor Geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceara IPECE. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Balanço de Pagamentos; Finanças Internacionais, Finanças Públicas atuando principalmente nos seguintes temas: Inflação, Taxa de Cambio, Desenvolvimento Econômico, Comércio Internacional e Economia do Setor Público.

André Matos Magalhães, Universidade Federal de Pernambuco

possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), mestrado em Economia - University of Illinois (1997) e doutorado em Economia - University of Illinois (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco, conselheiro da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisador associado do Regional Economics Applications Laboratory. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana e na área de avaliação de políticas públicas.

Publicado

2023-11-07

Cómo citar

Holanda, M. C., & Magalhães, A. M. (2023). COMMOM ECONOMIC CYCLES IN BRAZIL’S NORTHEAST. Revista Econômica Do Nordeste, 30(Suplemento Especial), 938–946. https://doi.org/10.61673/ren.1999.1961