OS NOVOS RUMOS DA INDÚSTRIA NA BAHIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1998.2084

Palabras clave:

Bahia, Economia, Indústria, Investimentos, Distribuição Setorial, Distribuição Espacial

Resumen

Constata que o Estado da Bahia vive hoje um momento de inflexão, marcado pelo esgotamento de um ciclo de desenvolvimento industrial e pela possibilidade de estruturação de um novo modelo de crescimento econômico. Os contornos desse novo ciclo de industrialização, contudo, ainda não foram definidos. Embora se delineiem alguns eixos possíveis de expansão da indústria e se esbocem algumas ações seletivas de apoio ao desenvolvimento e à atração de investimentos, há muito mais dúvidas do que certezas quanto às perspectivas e ao novo desenho do setor industrial da Bahia. Discute essa nova configuração, partindo do pressuposto de que a atração dos novos investimentos, além de consolidar uma fase expansiva para a economia estadual, cria oportunidades para que se redefinam as bases produtivas setoriais e o ordenamento espacial das atividades. Analisa a distribuição geográfica e setorial dos investimentos previstos no Estado, de modo a verificar a tendência em termos de concentração/desconcentração da atividade econômica nos próximos anos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Simone Uderman , Universidade do Estado da Bahia

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Bahia (1987), mestrado em Economia pela Universidade Federal da Bahia (1992) e doutorado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2007). É analista de produtividade e inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e professora titular aposentada da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Desenvolvimento Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, financiamento do desenvolvimento,indústria e inovação. 

Vladson Bahia Menezes, Universidade Estadual de Feira de Santana

Consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) no Grupo Executivo do Projeto Iniciativa Pelo Nordeste, Mestre em Economia (UFBA) e Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Publicado

1998-07-30

Cómo citar

Uderman , S., & Menezes, V. B. (1998). OS NOVOS RUMOS DA INDÚSTRIA NA BAHIA. Revista Econômica Do Nordeste, 29, 715–737. https://doi.org/10.61673/ren.1998.2084