A IMPORTÂNCIA DO PROTOCOLO VERDE NA POLÍTICA AMBIENTAL

Autores/as

  • Brito Elizabeth do Nascimento Especialista em Planejamento, Gestão Ambiental e Avaliação de Impacto Ambiental pela Universidade de Aberdeen (Escócia) e Assessora Técnica da Presidência da Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA-RJ)

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1996.2119

Palabras clave:

Economia Ambiental, Política Ambiental, Protocolo Verde, Desenvolvimento Sustentável, Proteção Ambiental, Brasil

Resumen

O Protocolo Verde é uma proposta de estratégias, diretrizes e mecanismos operacionais visando à incorporação de critérios ambientais nas políticas de concessão e gestão de créditos oficiais e benefícios fiscais. A vinculação dos créditos oficiais ao licenciamento ambiental está prevista, desde 1981, na Política Nacional de Meio Ambiente. Na maioria das vezes, porém, tem sido implementada como mais uma exigência burocrática. A Assinatura do Protocolo Verde, pelos bancos oficiais de desenvolvimento, abre uma nova perspectiva na aplicação dos princípios previstos, com evidentes benefícios para a proteção ambiental. Entretanto, requer significativas mudanças na administração e na operação das instituições bancárias envolvidas, bem como nos órgãos estaduais responsáveis pelo licenciamento ambiental. Este artigo enumera e discute algumas dessas mudanças e os benefícios que se espera alcançar no âmbito da gestão ambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

1996-04-28

Cómo citar

Elizabeth do Nascimento , B. (1996). A IMPORTÂNCIA DO PROTOCOLO VERDE NA POLÍTICA AMBIENTAL. Revista Econômica Do Nordeste, 27(2), 141–152. https://doi.org/10.61673/ren.1996.2119

Número

Sección

Artigos