DETERMINANTES DAS ESCOLHAS DE TRABALHO E ESTUDO NA POPULAÇÃO INFANTIL EM PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2018.429Palabras clave:
Trabalho Infantil. Frequência Escolar. Probit Bivariado.Resumen
O trabalho infantil é um problema social com consequências que se manifestam no curto prazo, comprometendo a saúde e o desempenho escolar das crianças, assim como no longo prazo uma vez que relaciona-se a menores salários na vida adulta. Assim, esta pesquisa objetiva analisar como os fatores de background familiar influenciam a decisão das famílias no trabalho e frequência escolar das crianças no estado do Pernambuco, utilizando microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) para o ano de 2014. Adotou-se o método probit bivariado por considerar que a decisão de trabalhar e estudar são interdependentes. Os resultados apontam que a idade da criança impacta positivamente a decisão de trabalhar e negativamente a de estudar. Além disso, o background familiar, especificamente, o aumento dos anos de estudo da mãe e renda do chefe da família, reduzem as chances das crianças pertencerem ao grupo das que nem trabalham e nem estudam, que só trabalham ou que trabalham e estudam. Entretanto, aumentam as chances das crianças só estudarem. Nesse sentido, o artigo traz resultados importantes que podem auxiliar na formatação de políticas públicas para erradicar o trabalho infantil e combate à pobreza de longo prazo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-04-11
Cómo citar
Sobreira, D. B., Morais, G. A. de S., Silva, A. F. da, & Costa, L. V. (2018). DETERMINANTES DAS ESCOLHAS DE TRABALHO E ESTUDO NA POPULAÇÃO INFANTIL EM PERNAMBUCO. Revista Econômica Do Nordeste, 49(1), 63–81. https://doi.org/10.61673/ren.2018.429
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2018 Diogo Brito Sobreira, Gabriel Alves de Sampaio Morais, Andréa Ferreira da Silva, Lorena Vieira Costa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.




