Descentralização ou regionalização? uma avaliação de performance do setor de saneamento

Autores/as

  • Ricardo Coelho de Faria Universidade Católica de Brasília - UCB
  • Tito Belchior Silva Moreira Universidade Católica de Brasília - UCB
  • Josiane Ferreira Nunes Universidade Católica de Brasília - UCB
  • Lucijane Monteiro de Abreu Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2007.519

Palabras clave:

Descentralização, Saneamento, Indicadores.

Resumen

Este artigo compara a performance de companhias de saneamento brasileiras nos níveis regional, microrregional e local nos anos de 1998, 1999 e 2001, mediante a utilização de quatro indicadores: produtividade do capital, produtividade do trabalho, performance financeira e de qualidade. Os resultados demonstram que, em média, as empresas regionais apresentam melhor desempenho em termos de produtividade de capital e de trabalho para os sistemas de água e esgoto. As empresas microrregionais apresentam melhores indicadores financeiros, embora no sistema de água essa diferença não seja significativa. As empresas locais, por sua vez, apresentaram os melhores indicadores de atendimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Coelho de Faria, Universidade Católica de Brasília - UCB

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1998) e doutorado em Economia pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é professor da Universidade Católica de Brasília, onde tem concentrado seus estudos nas áreas de análise econômica do setor saneamento, análise de custos e benefícios sociais, externalidades e métodos de valoração.

Tito Belchior Silva Moreira, Universidade Católica de Brasília - UCB


Doutor em Economia pela Universidade de Brasília (2001), atualmente é professor/pesquisador do departamento de economia da Universidade Católica de Brasília e pesquisador pelo CNPq. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: macroeconomia (interação entre políticas fiscal e monetária, dominância fiscal); economia regional e urbana (economia do crime, crescimento de cidades e processos de aglomeração) e Economia Monetária (política monetária e preços relativos). Possui publicações entre periódicos nacionais e internacionais e experiência em orientação de monografias de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado na UCB. Durante o ano de 2005 foi diretor do curso de graduação de economia da UCB. Orientador de 3 monografias selecionadas para prêmio do CORECON-DF. Vencedor do XIV Prêmio do Tesouro Nacional de 2009; Vencedor do XV Prêmio do Tesouro Nacional de 2010; Vencedor do IV Prêmio SOF em 2011. De acordo com QUALIS CAPES 2015 tenho as seguintes publicações: (A1) Economics Letters; (A1) International Review of Law and Economics; (A1) Economics Bulletin; (A1) Review of Development Economics; (A2) Journal of Economics Studies; (A2) Plos One; (A2) International Journal of Social Economics; (A2) Applied Financial Economics. No Brasil tenho publicações nos principais periódicos: Revista Brasileira de Economia (FGV); Análise Econômica (UFRGS); Estudos Econômicos (USP); Economia Aplicada (USP); Brazilian Review of Econometrics (SBE), Planejamento e Politicas Publicas (IPEA), Economia (Anpec-Brasília); Pesquisa Operacional, Revista de Economia Política, Revista de Economia Contemporânea (UFRJ), Nova Economia (UFMG). Um estudo recente sobre repercussão de pesquisas realizado pelo departamento de economia ? FEA/USP, intitulado ?Scholarly Collaboration and Research Output of Academic Economists in Brazil? (Haddad, Mena-Chalco e Sidone, WP 2016-10) me classifica como um dos mais produtivos pesquisadores do Brasil.

Josiane Ferreira Nunes, Universidade Católica de Brasília - UCB

Graduada em Economia pela Universidade Católica de Brasília (UCB).

Lucijane Monteiro de Abreu, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Kennedy, mestrado (DEA) em Ciências e Técnicas do Meio Ambiente pela - École Nationale des Ponts et Chaussées - ENPC, França, especialização e mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG, doutorado em Ciências Químicas pela Université de Rennes I -França, e pós-doutorado em vigilância sanitária pelo Ministère du Travail et des Affaires Sociales de la Ville -França, especialização em Coach Ontológico Empresarial pelo- Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey - México. Atualmente é professora da Universidade de Brasília-UnB, membro do Programa de Pós Graduação em Gestão Pública (PPGP-UnB) e pesquisadora do Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru/UnB). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas e Esgoto, e Monitoramento Ambiental atuando principalmente nos seguintes temas: saneamento ambiental, meio ambiente, recursos hídricos, avaliação de impacto ambiental e licenciamento ambiental, reúso da água, e monitoramento da qualidade da água.

Publicado

2017-05-26

Cómo citar

de Faria, R. C., Moreira, T. B. S., Nunes, J. F., & de Abreu, L. M. (2017). Descentralização ou regionalização? uma avaliação de performance do setor de saneamento. Revista Econômica Do Nordeste, 38(1), 120–129. https://doi.org/10.61673/ren.2007.519

Número

Sección

Artigos