Competitividade das exportações brasileiras de mel
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2006.583Palabras clave:
Mel, Competitividade, Comércio internacional.Resumen
A cada ano, o Brasil vem aumentando, significativamente, o volume de exportações de mel. Em valor, as exportações brasileiras aumentaram, de 2000 a 2003, em mais de 13.600%. Em 1985, a participação do Brasil no volume de mel produzido no mundo foi de 1,25% (12.570 toneladas), aumentando, em 2003, para 24.000 toneladas ou 1,79% do total, o que o colocou na posição de 15º maior produtor mundial. Este trabalho objetivou analisar a competitividade das exportações brasileiras de mel no mercado internacional. Para tanto, utilizaram-se o modelo de Balassa, que identifica se determinado país apresenta, ou não, Vantagem Comparativa Revelada (VCR) na comercialização de certo produto, e os de Lafay, que indicam a Posição Relativa (POS), Vantagem Comparativa Revelada (Lafay) e o Desempenho (DES) deste país em diferentes mercados. Foram calculadas, também, as elasticidades de substituição entre o mel do Brasil e o dos principais concorrentes. Os resultados mostraram que o país pouco evoluiu quanto à posição relativa no mercado mundial até o final da década de 1990. Entretanto, a partir daí, o setor apícola brasileiro tornou-se dinâmico e potencialmente forte para competir com os demais, intensificando, a produção e, sobretudo as exportações de mel.Descargas
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Publicado
2017-06-30
Cómo citar
Zandonadi, D. A., & da Silva, O. M. (2017). Competitividade das exportações brasileiras de mel. Revista Econômica Do Nordeste, 37(1), 37–53. https://doi.org/10.61673/ren.2006.583
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2006 Diogo Altoé Zandonadi, Orlando Monteiro da Silva

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