Benefícios do sistema de Produção Integrada na Fruticultura (PIF), em perímetros irrigados: o caso do polo Petrolina/Juazeiro

Authors

  • Maria Clotilde Meirelles Ribeiro Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF
  • Amilcar Baiardi Universidade Católica de Salvador - UCSAL

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2016.587

Keywords:

Sistema de produção agroalimentar, Competitividade, Gestão do Agronegócio

Abstract

O trabalho objetivou conhecer a adoção do sistema PIF na fruticultura irrigada no trecho Submédio do Rio do São Francisco, Brasil, no polo Petrolina/Juazeiro e avaliar os efeitos da adoção desse sistema como fator de diferenciação no mercado para exportação e como ferramenta de gestão produtiva. Foi conduzida uma pesquisa empírica de natureza predominantemente qualitativa e abordagem induto dedutivista, realizando entrevistas diretas, com utilização de questionários semiestruturados junto a vinte e sete fruticultores irrigantes, localizados nesta região, que se dedicam à exportação de frutas frescas, manga e uva de mesa, além de entrevistas a informantes qualificados, de interesse para o enfoque tratado. O motivador para investigar a importância do PIF na fruticultura irrigada decorre do fato dele ser considerado uma etapa de transição entre a agricultura convencional e a agricultura sustentável. Os resultados informam que,l do ponto de vista da gestão da unidade de produção e de sua inserção na cadeia produtiva, a PIF foi vantajosa, inclusive sob o ponto de vista econômico, embora nem sempre a adoção da mesma resulte em perceptível melhoria de preços no mercado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Clotilde Meirelles Ribeiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia, possui estágio doutoral na University of Toronto/Munk School of Global Affairs, no Innovation Policy Lab. (Canada) - apoio CAPES. É especialista em Engenharia de Sistemas pela Université du Versailles/France e em Marketing de Serviços pela ESPM/ RJ (600 hs/a), com extensão em Gestao da Informatização pela Université de Paris-Dauphine-PARIS/França, possuindo Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (1979). É professora permanente do Mestrado Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido (PGDiDes) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), professora colaboradora do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) e professora adjunta desta instituição em regime de dedicação exclusiva, lotada no Colegiado de Administração. Foi professora convidada da Pós-Graduação em Relações Internacionais promovida em 2008 pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (EAUFBA), tendo sido também professora do quadro permamente da Universidade de Salvador-UNIFACS, durante cinco anos, de 2004 a 2009, vinculada ao curso de Administração, e Professora Substituta na EAUFBA/UFBA em 2007 e 2008. Sua atividade profissional esteve concentrada em consultoria em Gestão Organizacional e na área de Tecnologia de Informação (TI). Coordenou e participou como consultora sênior de mais de quarenta projetos e estudos voltados para organizações públicas e privadas em diversos setores de atividade, focalizando prioritariamente: planejamento estratégico, definição de modelos de gestão, reengenharia de processos, planejamento de marketing, diagnóstico organizacional, diagnóstico de competitividade de Arranjos Produtivos Locais - APLs (com ênfase no APL de TI), desenvolvimento de canais de distribuição e gestão de informatização empresarial. Atuou ainda na iniciativa privada, como diretora de planejamento e marketing no setor de tecnologia, realizando start-up de diversas empresas pelo Brasil (Recife, Fortaleza e Salvador), em conexão com parceiros internacionais. É autora do livro "Globalização e Novos Atores: a paradiplomacia das cidades brasileiras"(EDUFBA, 2009). INTERESSES DE PESQUISA: 1) área de Administração Pública, nos eixos de planejamento, sistemas&métodos, gestão ambiental e inovação; e 2) Gestão da Inovação, tanto em empresas (esfera privada), como em organizações da esfera pública e do terceiro setor.

Amilcar Baiardi, Universidade Católica de Salvador - UCSAL

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Bahia, pós-graduação stricto sensu em Reforma Agraria y Desarrollo Rural pelo IICA-CIRA da OEA em Bogotà, Colombia, mestrado acadêmico em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Estadual de Campinas e pós-doutorado em história das ciências no Istituto e Museo di Storia della Scienza, Firenze, Itália. Atualmente é professor da Universidade Católica do Salvador , UCSAL, e professor titular aposentado da Universidade Federal da Bahia,UFBA, e da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB. É professor permanente dos programas de pós-graduação, M/D, em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Social, UCSAL, e Ensino, Filosofia e História da Ciência, UFBA e Universidade Estadual de Feira de Santana. É ou foi membro de várias diretorias e conselhos de sociedades científicas. Foi bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq de 1987 a 2013 e de 2004 a 2010 na condição de pesquisador 1, decidindo não mais concorrer à bolsa PQ, vencido o último período. É membro do comitê assessor avaliador de pós graduação stricto sensu da CAPES, professor orientador da Universitat de Barcelona e da Università di Bologna. Foi professor visitante da Universidade de Bolonha na Itália, da Universidade de Aarhus na Dinamarca e lecturer da Univerzita Palackého, Olomouc, na República Checa. Em 1997 ganhou o Prêmio Jaboti de melhor livro na área de ciência e tecnologia. É membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia. Nas grandes áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas, tem como eixo de pesquisa e ensino, Ciência e Tecnologia, nas dimensões política, histórica, social, econômica e papel da C&T no desenvolvimento local e rural.

Published

2017-06-29

How to Cite

Ribeiro, M. C. M., & Baiardi, A. (2017). Benefícios do sistema de Produção Integrada na Fruticultura (PIF), em perímetros irrigados: o caso do polo Petrolina/Juazeiro. Revista Econômica Do Nordeste, 47(1), 21–38. https://doi.org/10.61673/ren.2016.587

Issue

Section

Artigos