LA POSICIÓN COMPETITIVA DE BRASIL EN EL MERCADO COMUNITARIO DE FRUTAS TROPICALES
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2002.1741Palavras-chave:
Análise de Decomposição, Competitividade, Comércio internacional, ExportaçãoResumo
São analisadas as exportações brasileiras de frutas tropicais aos mercados da União Européia com base em uma análise de decomposição. Esta técnica permite identificar se os incrementos (diminuições) nas cotas de exportação se devem à expansão (retração) da demanda, a um tratamento preferencial (não preferencial) dentro da política comercial da União Européia (UE) ou se, ao contrário, obedecem a um ganho (perda) de competitividade do Brasil em relação aos países concorrentes. Os resultados indicaram que as exportações dos países do terceiro mundo, onde se inclui o Brasil, são muito dependentes das condições da demanda. Ao mesmo tempo, salientaram que as condições tarifárias cambiais feitas pela União Européia fazem muito pouco em favor dos países beneficiados e que o êxito no ganho de maiores cotas de mercado depende essencialmente dos fatores internos relacionados com a competitividade. Os resultados também indicaram situações competitivas diferenciadas, de acordo com a fruta tropical exportada pelo Brasil.