A CHESF E O PAPEL DO ESTADO NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Autores

  • Profa. Rezilda Rodrigues Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2001.1854

Palavras-chave:

Energia, Geração, Distribuição, Usinas hidrelétricas, Eletrobrás

Resumo

Analisa os impactos político- institucionais e organizacionais produzidos pela atuação da CHESF, segundo os eventos mais relevantes delineados em diferentes momentos de sua trajetória de agente desenvolvimentista. Como método, usa a pesquisa descritivoqualitativa realizada em dois planos de análise. No nível de análise político- institucional, focaliza-se o papel do Estado, suas escolhas estratégicas e insulamento burocrático; No segundo nível, de acordo com os ciclos de vida, estudada a atuação de dirigentes e grupos técnicos-profissionais da empresa. Conclui que, em sua trajetória, a CHESF estimulou o surgimento de pólos dinâmicos e dir ecionados para a expansão econômica do Nordeste, graças ao eficiente aproveitamento do seu potencial hidrelétrico, que privilegiou mais as áreas urbano- industriais em detrimento daquelas mais desfavorecidas, não atingidas pelas grandes transformações imprimidas por seu estilo empreendedor, evidenciado segundo a análise de seu modelo de gestão, estabilidade burocrática, eficácia organizacional, bem como de sua articulação políticoinstitucional e ação coletiva de dir igentes e grupos técnicos-profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Profa. Rezilda Rodrigues Oliveira, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro. É professora associada do Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na qual atua tanto no curso de graduação em Administração como no Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) e no Programa de Pós-Graduação em Controladoria (PPGC). É professora do Mestrado Profissional em Gestão Pública da Universidade Federal de Pernambuco, no qual também esteve à frente da Coordenação Acadêmica e integra o corpo docente desde sua criação em 2000. Na UFRPE foi Diretora do Departamento de Administração (DADM) e exerceu a Coordenação Acadêmica Local do PROFIAP. Participa de diferentes comitês técnico-científicos na UFRPE. É membro do Conselho Consultivo do Movimento Pró-Criança, ligado à Arquidiocese de Olinda e Recife. Como áreas de interesse tem ligações com os seguintes temas: administração pública, controladoria, análise institucional, gestão de organizações do terceiro setor, investigação apreciativa e trabalho institucional positivo.

Downloads

Publicado

2023-09-13

Como Citar

Oliveira, R. R. (2023). A CHESF E O PAPEL DO ESTADO NA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. Revista Econômica Do Nordeste, 32(1), 10–35. https://doi.org/10.61673/ren.2001.1854

Edição

Seção

Artigos