SOBRE A NECESSIDADE DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Autores

  • Osvaldo de Moraes Sarmento Universidade Federal de Pernambuco
  • Roberto Figueiredo Ramalho de Azevedo Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.1999.1983

Palavras-chave:

Previdência Brasileira, Reforma Constitucional, Capitalização, Repartição

Resumo

Investiga se haveria necessidade de uma reforma constitucional para garantir a viabilidade do sistema público brasileiro de previdência. Para a avaliação, utiliza dois modelos matemáticos correspondentes, cada um, respectivamente, aos dois sistemas polares de previdência comumente citados pela literatura: repartição e capitalização. Com base nos resultados obtidos, argumenta que não haveria necessidade de mudanças nas regras da previdência para garantir sua viabilidade. Assim, a reforma já efetivada e outras que certamente serão apresentadas em futuro próximo deverão atender a objetivos não suficientemente explicitados no discurso de seus autores. Como subproduto da análise, defende-se o sistema de previdência de repartição por conta de seu caráter redistributivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osvaldo de Moraes Sarmento, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1970), mestrado em Economics - University of Illinois at Urbana-Champaign (1978), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1975) e doutorado em Economics - University of Illinois at Urbana-Champaign (1980). Professor do Departamento de Economia da UFPE aposentado. Analista pericial - economia - Procuradoria da República no Estado de Pernambuco aposentado. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica.

Roberto Figueiredo Ramalho de Azevedo, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Civil e Industrial pela Universidade Federal de Pernambuco(1956), graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco(1959), mestrado em Matemática pela New York University(1963), doutorado em Matemática pela New York University(1968) e pós-doutorado pela Universitat Bochum (Ruhr-)(1975). Atualmente é Professor Titular da Faculdade Boa Viagem. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Análise.

Downloads

Publicado

1999-07-19

Como Citar

Sarmento, O. de M., & Azevedo, R. F. R. de. (1999). SOBRE A NECESSIDADE DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA. Revista Econômica Do Nordeste, 30(Suplemento Especial), 548–567. https://doi.org/10.61673/ren.1999.1983