Teste da eficiência do mercado futuro do álcool anidro no Brasil: uma análise de co-integração

Autores

  • Janaina da Silva Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Gisléia Sandrini Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Ricardo Chaves Lima Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2008.457

Palavras-chave:

Eficiência, Mercado Futuro, Álcool Anidro, Johansen.

Resumo

O objetivo deste artigo é testar a eficiência do mercado futuro do álcool anidro no Brasil através da análise de co-integração para preços spot e futuro, utilizando o procedimento de Johansen, para o período de 07 de julho de 2000 a 19 de maio de 2006. Os resultados obtidos mostraram que as séries de preços presente e futuro do álcool anidro são não-estacionárias e integradas de primeira ordem. O teste de Johansen confirma a existência de um vetor de co-integração no modelo analisado e o teste dos parâmetros do modelo não confirmou a hipótese nula de eficiência do mercado. Portanto, chegou-se à conclusão de que o mercado de álcool no Brasil pode não ser considerado eficiente no período estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina da Silva Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Economia (2002) e mestrado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Doutora em Economia (2009) pela Universidade Federal de Pernambuco e Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ministra disciplinas na área de Métodos quantitativos, tais como, Economia Matemática, Estatística econômica, Introdução à Econometria, Econometria I e II na graduação e Métodos Quantitativos I e II na pós graduação em Economia. As pesquisas se concentram nas áreas de Métodos quantitativos (Econometria, Econometria de Séries Temporais, Econometria Espacial etc), Economia agrícola e regional, atuando principalmente nos seguintes temas:Integração de Mercados; Açúcar e Álcool; Eficiência de Mercado de commodities agrícolas e Análise espacial.

Gisléia Sandrini Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre em Economia – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Doutoranda em Economia – PIMES-UFPE.

Ricardo Chaves Lima, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1990) e Ph.D em Economia Agrícola pela Universidade do Tennessee, Knoxville, nos Estados Unidos (1994). Atualmente é professor associado IV do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco, e professor convidado do Mestrado em Gestão Global da Universidade de Ciências Aplicadas de Bremen (Hochschule Bremen), na Alemanha. Presidente do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco para o biênio 2016/2018. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e Métodos Quantitativos.

Downloads

Publicado

2017-03-28

Como Citar

Alves, J. da S., Duarte, G. S., & Lima, R. C. (2017). Teste da eficiência do mercado futuro do álcool anidro no Brasil: uma análise de co-integração. Revista Econômica Do Nordeste, 39(1), 173–184. https://doi.org/10.61673/ren.2008.457

Edição

Seção

Artigos