Reflexões acerca do urbano em Sergipe

Autores

  • Cid Olival Feitosa Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2006.655

Palavras-chave:

Urbanização-Sergipe, Desenvolvimento Econômico- Sergipe, Políticas Urbanas-Sergipe.

Resumo

O presente artigo procura recuperar o processo de urbanização de Sergipe, demonstrando que este só ocorreu, efetivamente, com a industrialização do Estado, ou seja, a partir da década de 1970. Neste período, sua paisagem urbana conheceu transformações significativas, como o aumento da verticalização das construções e a valorização intensa do uso do solo. Contudo, a urbanização sergipana realizou-se de forma concentrada, congregando os principais serviços e atividades industriais na capital e/ou no seu entorno, dando início a um processo de metropolização associado à periferização. Além disso, as crises da economia brasileira dos anos 1980 e 1990 reforçaram esse processo de concentração ao provocarem um descompasso entre ações planejadas e realizadas, por parte dos governos, fazendo com que estes passassem a buscar alternativas aos problemas urbanos atuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cid Olival Feitosa, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2001); Especialização em Desenvolvimento Econômico Local pela UFS (2004); Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2007 e 2011). Agraciado com o XII Prêmio BNB de Desenvolvimento Regional, Categoria Universitário, no ano 2008, pela dissertação sobre a economia sergipana. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento econômico, economia regional, economia urbana, economia brasileira, economia política.

Downloads

Publicado

2017-08-23

Como Citar

Feitosa, C. O. (2017). Reflexões acerca do urbano em Sergipe. Revista Econômica Do Nordeste, 37(3), 339–355. https://doi.org/10.61673/ren.2006.655

Edição

Seção

Artigos