O Nordeste em busca do ouro adoçante
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2003.833Palavras-chave:
Apicultura, Brasil – Nordeste, Desenvolvimento Sustentável, Prospecção de Mercado, Políticas Públicas, Planejamento Regional.Resumo
O artigo intenta analisar o desenvolvimento da apicultura na região sob o ponto de vista da competitividade visando a sua inserção no mercado internacional. Numa tentativa de contribuir para a formulação de políticas para o segmento, identifica aspectos exitosos, entraves e potencialidades, e aborda questões referentes à mão-de-obra, formas de controle e gestão das empresas, características de mercado, formas de articulação internacional, fatores de êxito e insucessos na competição, uma visão do conjunto das estratégias das empresas e as tendências
principais do segmento internamente. Buscando definir as características da demanda internacional quanto aos produtos apícolas, o texto leva em conta o resultado de uma prospecção do mercado externo, considerando aspectos como fatores que influenciam a demanda, exigências dos consumidores, o regime legal de importação, as tendências, os canais de distribuição e que medidas deveriam ser tomadas para tornar os produtos nacionais mais competitivos internacionalmente.
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