SOLVÊNCIA FISCAL DO ESTADO DO CEARÁ: MODELAGEM DO ENDIVIDAMENTO ATRAVÉS DA FUNÇÃO DE REAÇÃO FISCAL

Autores

  • Fabrizio Gomes Santos Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará
  • Paulo Matos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2021.1198

Palavras-chave:

Gestão, Endividamento, Solvência

Resumo

Tendo em vista todas as mudanças nas quais a economia brasileira está inserida nos últimos anos, se faz necessário um acompanhamento constante do fluxo de entradas e saídas do Estado do Ceará, seu endividamento e de que forma os resultados fiscais comportam a sustentabilidade desta dívida e, consequentemente, a solvência fiscal do Estado. Este trabalho visa analisar o comportamento das principais receitas e despesas, dívida e investimentos e de que forma a execução orçamentária do estado, através de suas políticas fiscais, permite que o estado se mantenha equilibrado. Usando um modelo de reação fiscal é analisado se os superávits obtidos ao longo dos anos validam estatisticamente a solvência da dívida pública estadual. Para analisar os resultados fiscais, obviamente, é preciso entender a relevância dos componentes de receitas e despesas e como estes estão relacionados. No que diz respeito a gestão fiscal brasileira, a despesa com pessoal, a dívida pública e os investimentos são rubricas fundamentais na sustentabilidade do equilíbrio fiscal dos entes públicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrizio Gomes Santos, Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará

Doutorando em Economia (UFC/CAEN), possui graduação em Economia pela Universidade Católica do Salvador (2004) e Mestrado em economia pela UFC/CAEN. Atualmente é Auditor Fiscal Contábil Financeiro - Secretaria Da Fazenda do Estado do Ceará e possui cargo de gestão na área financeira. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Monetária e Fiscal e Finanças Públicas. Professor universitário da UNICHRISTUS e FAECE e em cursos de especialização nas disciplinas de Orçamento e Finanças, Administração Financeira, Economia, dentre outras.

Paulo Matos, Universidade Federal do Ceará

Doutor, EPGE / FGV – RJ, 2006

Downloads

Publicado

2021-06-11

Como Citar

Santos, F. G., & Matos, P. (2021). SOLVÊNCIA FISCAL DO ESTADO DO CEARÁ: MODELAGEM DO ENDIVIDAMENTO ATRAVÉS DA FUNÇÃO DE REAÇÃO FISCAL. Revista Econômica Do Nordeste, 52(1), 125–137. https://doi.org/10.61673/ren.2021.1198

Edição

Seção

Artigos