XII Seminário do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais

O Seminário do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais conta com a participação de dirigentes e representantes das empresas estatais que integram o Fórum Nacional de Gestão da Ética, outros profissionais que estimulam o desenvolvimento da gestão da ética em suas empresas, além da sociedade em geral. O Banco do Nordeste foi a sede da XII edição do evento.

Realizado nos dias 2 e 3 de junho de 2016, na Sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza-CE, o evento contou com a participação de dirigentes e representantes das empresas estatais que integram o Fórum Nacional de Gestão da Ética, outros profissionais que estimulam o desenvolvimento da gestão da ética em suas empresas, além da sociedade em geral.

Com abordagem ao tema "Ética: eu e você somos os responsáveis", o Seminário objetivou apresentar a importância da participação dos servidores públicos na promoção da ética  na  Administração Pública Federal, além de promover a troca de experiências e o aprofundamento do tema, ao disseminar conceitos, doutrinas, normas e leis vigentes.

O Seminário foi composto pelos painéis: O Papel das Lideranças na Consolidação de uma Cultura Ética; Naturalização da Violência Psicológica e Conflito de Equipes; Comunicação não Violenta; Ética e Comunicação; Ética e  Competências; Ética e Democracia; Ética: Eu e Você Somos os Responsáveis; e A Conduta Ética no Banco do Nordeste.

O evento teve o apoio institucional da Comissão de Ética Pública – CEP, e foi promovido  pelo Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais, atualmente, constituído por 19 empresas estatais.

Programação
02/05 03/06
08h30 - 09h30
Credenciamento / Café de boas-vindas.
09h30 - 10h30
Cerimônia de abertura / Pronunciamento de autoridades.
10h30 - 11h00
A conduta ética no Banco do Nordeste.
Palestrantes:
  • Marcos Holanda – Presidente do Banco do Nordeste.
11h00 - 11h15
Intervalo.
11h15 - 13h00
O papel das lideranças na consolidação de uma cultura ética.
Palestrantes:
  • Márcia Tiburi - filósofa e escritora, doutora em filosofia pela UFRGS.
13h00 - 14h00
Intervalo – Almoço.
14h00 - 16h00
Naturalização da violência psicológica e conflito entre equipes e Comunicação não violenta.
Palestrantes:
  • Tânia Fisher – professora titular da UFBA, doutora em administração pela USP.
  • Sven Frohlich-Archangelo – treinador internacional de comunicação não violenta, graduado em administração de empresas com foco em psicologia pela Universidade de Göttingen, Alemanha.
16h00 - 16h15
Intervalo
16h15 - 18h15
Ética e comunicação e Ética nas eleições.
Palestrantes:
  • Ágatha Paraventi – docente de pós-graduação MBA Aberje e Gestcorp ECA/USP, doutoranda em ciências da comunicação (ética organizacional) pela ECA/USP.
Moderador:
  • Fernando Stanziani - consultor empresarial em desenvolvimento humano, planejamento estratégico, qualidade e ética organizacional, mestre em ciências da religião pela PUC-SP.
18h15
Coquetel.
09h00 - 11h00
Ética e Democracia: o público e privado.
11h00 - 11h15
Intervalo.
11h15 - 13h00
Ética: eu e você somos os responsáveis.
Palestrantes:
  • Viviane Mosé - psicóloga e psicanalista, doutora em Filosofia pela UFRJ.
13h00 - 13h30
Cerimônia de encerramento.

Empresas integrantes do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais

Responsive Image

Organização

Responsive Image