Voltar Aceleradoras de startups recebem recursos do BNB por meio de edital do Fundeci

Aceleradoras de startups recebem recursos do BNB por meio de edital do Fundeci
Crédito Fortaleza (CE), 16/05/2022

O edital visa oferecer apoio com recursos não reembolsáveis que permitam a capacitação de startups, bem como a ampliação das oportunidades de negócios

Cinco projetos de aceleração de startups foram selecionados pelo edital do Fundo de Desenvolvimento Econômico, Científico, Tecnológico e de Inovação (Fundeci) do Banco do Nordeste e irão receber R$ 8 milhões para fomentar o empreendedorismo inovador e o desenvolvimento sustentável de empresas que estão em sua fase inicial.

Os projetos selecionados foram os das empresas Casa Azul Participações S/A e Inovenow Serviços em Tecnologia e Inovação LTDA, do Ceará. Os demais são da Getin Aceleradora - Gestão Empresarial, Tecnologia e Inovação LTDA, do Hubb Salvador Consultoria Empresarial e do Instituto para o Desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica LTDA, todos da Bahia. O resultado do edital está no site do BNB.

O edital visa oferecer apoio com recursos não reembolsáveis que permitam a capacitação de startups, bem como a ampliação das oportunidades de negócios, contribuindo para inovação e dinamização da economia regional. Os projetos selecionados devem promover a aproximação de startups com investidores e potenciais clientes e aplicar metodologia de validação de ideias, além de realizar acompanhamento, capacitação e aconselhamento nos aspectos técnicos, jurídicos e mercadológicos.

As aceleradoras aprovadas no edital devem executar Programas de Educação Empreendedora com duração de até 12 meses e divididos em dois módulos: Ideação e Tração. Cada projeto selecionado ofertará 60 vagas para startups, sendo 30 para o módulo Ideação e 30 para o de Tração.

Ao todo, 19 projetos foram recebidos, sendo cinco selecionados e seis listados no banco de classificáveis. Os demais foram desclassificados.

O que é uma aceleradora
Para efeito do edital, aceleradora é uma empresa privada que apoia a criação e o crescimento de startups, por tempo determinado, por meio da aproximação com investidores e potenciais clientes e da aplicação de metodologia de validação de ideias, de acompanhamento, de capacitação e de aconselhamento nos aspectos técnicos, jurídicos e mercadológicos.

O que é uma startup
São as organizações empresariais ou societárias formalmente constituídas, nascentes ou em operação recente, com tempo de exercício de até 10 anos, cuja atuação caracteriza-se pela inovação aplicada a modelo de negócios ou a produtos ou serviços ofertados, e com receita bruta anual de até R$ 16 milhões. 

TAGS
startups empreendedorismo fundeci desenvolvimento