Voltar Banco do Nordeste e Embrapa promovem live "Como identificar e prevenir as pragas do cajueiro"

Banco do Nordeste e Embrapa promovem live "Como identificar e prevenir as pragas do cajueiro"
Desenvolvimento Territorial Teresina (PI), 19/05/2021

O Banco do Nordeste promove nesta quarta-feira, 19, às 18h, a live "Como identificar e prevenir as pragas do cajueiro". A iniciativa faz parte da parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e será transmitida pelo canal da Embrapa no Youtube, sendo o quarto evento on-line de uma série no estilo Seminário. A expectativa é, ao longo de 2021, exibir palestras, lançamentos de publicações e ferramentas de comunicação relativas à cajucultura.

Com o objetivo de ampliar e difundir conhecimentos sobre cajucultura, a parceria presta assistência técnica por meio de lives que estimulam o debate e esclarecem dúvidas. Além disso, incentiva o crescimento e evolução da cadeia produtiva integrante do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter).

A palestra de hoje será ministrada pelo pesquisador da Embrapa e engenheiro agrônomo, Lindemberg Mesquita. Mestre e Doutor em Entomologia Agrícola, o palestrante atua em atividades relacionadas ao caju desde a criação da Embrapa em Fortaleza, tendo liderado vários projetos de pesquisa e desenvolvimento em manejo integrado de pragas há 40 anos. A condução do evento fica por conta do agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste do Território Litoral Leste Cearense (Ceará), Carlos Henrique Pitombeira. A participação na live além de gratuita não requer inscrição antecipada.

Após a palestra será aberta roda de debates, mediada pelo agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste do Território Vale do Guaribas (Piauí), Agivan Luz. Também marcarão presença na capacitação os gerentes estaduais de Desenvolvimento Territorial do BNB no Rio Grande do Norte e no Piauí, respectivamente Agnelo Peixoto Neto e Laércio Rodrigues, o gerente da agência Picos, Thiago Almeida, além dos agentes de desenvolvimento do Banco do Nordeste dos Territórios Vale do Guaribas (Piauí), Litoral Leste Cearense (Ceará) e Mato Grande 1 (Rio Grande do Norte). Durante a transmissão o chat ficará disponível para que produtores e técnicos dos três territórios envolvidos e demais interessados possam interagir.

Somente em 2020 o Banco do Nordeste aplicou cerca de R$ 16 milhões na atividade de cajucultura, nos Territórios Vale do Guaribas, Litoral Leste Cearense e Mato Grande 1. Os recursos atenderam todos os elos da cadeia produtiva, desde agricultores familiares até indústrias beneficiadoras. Informações detalhadas sobre o Prodeter estão disponíveis em bnb.gov.br/programa-de-desenvolvimento-territorial.

SERVIÇO:

Palestra on-line: "Como identificar e prevenir as pragas do cajueiro"
Data: 19 de maio (quarta-feira), às 18h
Local: Canal da Embrapa no Youtube