Voltar Barbearia de Penedo inova o mercado da região com apoio do Crediamigo do Banco do Nordeste

Barbearia de Penedo inova o mercado da região com apoio do Crediamigo do Banco do Nordeste
Com apoio do Crediamigo, a barbearia pode ser implantada em um ponto comercial próprio
Crédito Maceió (AL), 15/07/2025

Uma barbearia situada no município de Penedo (AL) se consolidou como exemplo de empreendedorismo no estado. Com apoio do Crediamigo, programa de microcrédito produtivo e orientado do Banco do Nordeste (BNB), a Wago Barbearia, que antes operava em um simples cômodo de casa, passou a contar com um estabelecimento próprio, aperfeiçoando o atendimento e inovando os serviços oferecidos, com a criação até de um clube de assinaturas. 

Mediante o financiamento adquirido com o Crediamigo, a barbearia pode ser implantada em um ponto comercial próprio. O estabelecimento passou a contar com recepção estruturada e logo gerou quatro empregos formalizados. Segundo o empreendedor e proprietário do negócio, Wagnner de Andrade, o apoio do BNB foi fundamental tanto para o seu crescimento pessoal quanto para o sucesso do empreendimento, resultando em aumento de 35% no número de clientes desde a contratação do programa. 

Microcrédito 

O Crediamigo é o maior programa de microcrédito produtivo e orientado do Brasil, operado pelo Banco do Nordeste. Seu foco é apoiar pequenos empreendedores, formais e informais, com crédito acessível e acompanhamento na aplicação dos recursos. O atendimento é realizado por agentes de microcrédito que visitam os clientes, oferecendo orientações que contribuem para a sustentabilidade e o fortalecimento dos negócios. 

De acordo com o gerente de negócios do programa em Alagoas, Alexandrys Almeida, o Crediamigo oferece uma “combinação de crédito acessível e orientação, ajudando os clientes a superar todos os possíveis obstáculos e a realizar sonhos junto com o sucesso do empreendimento”. 

Evolução 

“Começamos a estudar, evoluir e buscar o crescimento negocial. Participei de capacitações com profissionais reconhecidos nacionalmente e ofereci cursos para barbeiros da minha cidade e de toda a região. Hoje recebemos cerca de 200 clientes por semana”, relembra Wagnner, o proprietário da barbearia. 

Inspirado em um serviço que tem se tornado tendência de inovação entre os empreendimentos do ramo, a Wago Barbearia passou a oferecer um plano de assinatura para clientes, o Wago’s Club. O serviço, além de atender os consumidores, promove encontros com profissionais e com pessoas interessadas em abrir ou melhorar o próprio negócio, desenvolvendo a evolução de quem planeja investir e fomentar o desenvolvimento local. 

Trajetória 

Wagnner conta que a ideia de iniciar um empreendimento surgiu da necessidade de lidar com as despesas crescentes de casa. “No começo, nem imaginava que um dia seria barbeiro. Com minha esposa, dois filhos e as despesas crescendo, meu antigo trabalho já não era suficiente. Vi na barbearia uma possibilidade”, explica.

Com ajuda de amigos e familiares, o microempreendedor ingressou em um curso profissionalizante e iniciou a busca por oportunidades em diversas barbearias de sua cidade. Sem sucesso, optou por investir em seu próprio negócio, mesmo diante das incertezas. Inicialmente, sem nome ou estrutura, o empreendimento nasceu em um dos quartos de sua casa. 

Foi quando Wagnner conheceu o Crediamigo, por meio de um cliente da barbearia, que o incentivou a contratar o financiamento. Visando expandir os negócios, o empreendedor formou um grupo para realizar a contratação do crédito sem a necessidade apresentar garantia real, a partir do chamado aval solidário (uma das características do acesso ao crédito do programa), até adquirir autonomia para ingressar no financiamento individual e realizar a expansão do estabelecimento. 

“Hoje, a Wago Barbearia é muito mais que um negócio. É uma missão de vida. É a prova de que com fé, visão e muito esforço, qualquer um pode sair do zero e construir algo extraordinário”, conclui. 

Papel social  

Para o gerente de negócios Alexsandrys Almeida, o programa impacta na difusão de oportunidades para quem quer iniciar a empreender. “Para além da promoção de igualdade e da melhoria da qualidade de vida dos clientes, o Crediamigo também atua na inclusão socioeconômica e na redução da pobreza e da desigualdade”. 

“Casos como o de Wagnner aumentam nossa credibilidade, confiança e a divulgação boca a boca, que é importante por partir do próprio cliente, que relata sua evolução e experiência positiva com o microcrédito. Ao identificar casos de sucesso como esse, ficamos com a certeza de que estamos no caminho certo, cumprindo o papel social de nossa instituição”, reforça o gerente.

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