Voltar Microempreendedores e produtores rurais capixabas recebem prêmios do BNB por suas histórias de transformação

Microempreendedores e produtores rurais capixabas recebem prêmios do BNB por suas histórias de transformação
Microfinanças Nova Venécia (ES), 28/10/2021

Uma noite de reconhecimento aos empreendedores do norte do Espírito Santo que transformaram seus negócios - e suas próprias realidades - por meio do microcrédito do Banco do Nordeste e pelos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Na solenidade de entrega do XIV Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças e VI Prêmio da Agricultura Familiar, em Nova Venécia, nesta quarta-feira, 27, foram homenageados clientes capixabas de diferentes setores da economia.

Crediamigo e Agroamigo

O Prêmio de Microfinanças reconhece empreendedores atendidos pelos programas de microcrédito urbano, o Crediamigo, e rural, o Agroamigo. Entre o público do Crediamigo, o vencedor na categoria Inovação e Tecnologia é Gilma Cristina Milanezi, de Colatina. A premiada começou suas atividades de comércio com uma pequena loja de bairro. Com o apoio do microcrédito, seu empreendimento cresceu e mudou-se para um ponto mais movimentado. Hoje o negócio está consolidado e a empreendedora abriu uma filial em um shopping atacadista de Colatina.

"Se eu não tivesse a ajuda do Crediamigo, eu não teria conseguido. Todas as vezes que eu precisei, recorri a eles e eles sempre estão prontos para me ajudar", agradece Gilma.

Na categoria Empreendedorismo Sustentável, o troféu ficou com o artesão Valdir Gabriel dos Santos, de São Mateus, e entre os concorrentes de Produção e Comercialização, a vitória é de Cirlene Werneck, de Nova Venécia, que fabrica salgados.

Edna de Oliveira Barbosa Gomes é cliente do Agroamigo, atendida pela unidade de Pinheiros Com os recursos do programa, Edna conseguiu elevar a produtividade da sua lavoura de café. A agricultora investiu na aquisição de mudas de qualidade, sistema de irrigação e adubo.

A ganhadora da categoria Inovação e Tecnologia é cafeicultora Raquel Oliosi Lima, de Nova Venécia.

Agricultura Familiar

Edmundo Gonçalves Pereira, de Nova Venécia, é o vencedor do VI Prêmio Banco do Nordeste de Agricultura Familiar na categoria Sustentabilidade. O ganhador desenvolve a pecuária de leite, juntamente com fruticultura, e horticultura. O empreendimento é de base agroecológica e orgânica.

"Recebi o prêmio com muita satisfação, primeiro por entender que estamos no caminho certo. E segundo porque não estarmos sozinhos nesta luta. Temos uma instituição por trás. É como o motor do ônibus, que está na traseira, mas empurra o veículo para a frente. O Banco do Nordeste tem a vantagem de ter a preocupação social", reconhece Edmundo.

O troféu na categoria Beneficiamento e Comercialização ficou com o produtor de pimenta-do-reino, café e coco anão verde Roberto Magiero, de Linhares. Sebastião Bejamim Pagoto, do mesmo município e que cultiva pimenta-do-reino, café, cacau e banana, venceu na categoria Inovação e Tecnologia.

Histórias que inspiram

O superintendente estadual do Banco do Nordeste para Espírito Santo e Minas Gerais, Wesley Maciel, recebeu os premiados e parceiros institucionais na solenidade. "As histórias dos empreendedores nos inspiram a continuar trabalhando para transformar a realidade das pessoas da nossa região de atuação. Os recursos do Crediamigo, Agroamigo e Agricultura Familiar chegam direto à base da pirâmide social e promovem dignidade e condições reais de um futuro melhor e mais próspero", destaca.

Comissão julgadora

Os clientes do Crediamigo foram selecionados por uma banca composta por representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros-MG (ACI) e Instituto de Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

Para os empreendimentos rurais do Agroamigo e Agricultura familiar, a equipe do Banco do Nordeste contou com a colaboração de representantes da Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Espírito Santo (Fetaes) e Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca. (Seag).

TAGS
crediamigo agroamigo agricultura familiar prêmio banco do nordeste de agricultura familiar espírito santo