Integridade e Ética Integridade e Ética

Para difundir os princípios de integridade, ética e transparência entre empregados, clientes, fornecedores, parceiros e demais públicos de relacionamento, o Banco do Nordeste instituiu sua Política de Integridade e Ética.

Toda a prática cotidiana do Banco do Nordeste está regulada por normativos baseados em princípios e valores éticos. Tais princípios são continuamente difundidos entre colaboradores e clientes, de modo a inspirá-los e orientá-los para a valorização e prática da ética em todas as suas ações.

Política de Integridade e Ética

A Política de Integridade e Ética do Banco do Nordeste consiste em um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria, incentivo à denúncia de irregularidades e aplicação efetiva do Código de Conduta Ética e Integridade da instituição.

Implementada em conformidade com a Lei 12.846/2013, a Política de Integridade e Ética objetiva detectar e sanar eventuais desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública.

Suas diretrizes são compostas pelos temas: prevenção e combate à corrupção; identificação e tratamento do conflito de interesses; contratação e aquisição de bens/serviços; transparência e acesso à informação; controles internos, gestão de riscos e segurança corporativa; prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo; governança corporativa; demonstrações financeiras; auditoria interna; responsabilidade socioambiental; conduta ética; gerenciamento disciplinar; treinamento e capacitação.

Código de Conduta Ética e Integridade

O Código de Conduta Ética e Integridade do Banco do Nordeste estabelece os princípios e valores que norteiam a conduta de seus profissionais nos relacionamentos internos e com os diversos segmentos da sociedade.

Os princípios que fundamentam a conduta ética no Banco do Nordeste são: justiça, honestidade, democracia, cooperação, disciplina, governança, sustentabilidade, compromisso, confiança, civilidade, transparência, igualdade e respeito. 

O Banco conta com uma Comissão de Ética para difusão dos princípios éticos e do Código de Conduta, proporcionando um elevado padrão de comportamento que contribua efetivamente para a lisura e transparência das ações praticadas na condução dos negócios.

Denúncias

Caso encontre alguma irregularidade, sua denúncia pode ser feita de forma anônima clicando aqui ou por meio da nossa Ouvidoria:

  • Telefone, 0800-033-3033;
  • Telefone para atendimento às pessoas com alguma deficiência auditiva, 0800-033-3031;
  • Fax, pelo número (85) 3251-5858;
  • Carta  (Av. Doutor Silas Munguba, 5700 - Polo de Lazer -  Caixa Postal 628 - Passaré - CEP-60.743-902 - Fortaleza-CE);
  • Pessoalmente, no endereço informado acima.

Vídeos Vídeos

Campanha Ética e Integridade         

Campanha Ética e Integridade

Nepotismo

Campanha Ética e Integridade

Corrupção

Campanha Ética e Integridade

Segurança da Informação

Campanha Ética e Integridade

Assédio

Campanha Ética e Integridade

Conflito de Interesses

Campanha Ética e Integridade

Redes Sociais

Depoimentos de Integridade e Ética         

Anderson da Cunha Possa

Presidente do Banco do Nordeste (interino)

Hailton José Fortes 

Diretor Financeiro e de Crédito

Thiago Nogueira

Diretor de Ativos de Terceiros

Haroldo Maia Júnior

Diretor de Administração

Bruno Ricardo Pena

Diretor de Planejamento

 

Releases Releases

Voltar

Banco do Nordeste realiza II Fórum de Integridade e Ética

Fortaleza (CE), 8 de novembro de 2018 – Compartilhar melhores práticas e interpretar regulamentações à luz das leis 12.846 (Lei Anticorrupção) e 13.303 (Lei das Estatais) são os objetivos do II Fórum de Integridade e Ética do Banco do Nordeste, que será realizado no dia 19 de novembro, na sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza.

Aberto ao público, o evento reunirá integrantes de órgãos de controle externo e de instituições governamentais, bancárias e de mercado, além da Diretoria do BNB, gestores e técnicos. As inscrições estão abertas e os interessados em participar devem enviar, até o dia 18 de novembro, e-mail para cerimonialbnb@bnb.gov.br, informando nome completo, empresa, cargo e telefone e e-mail para contato.

O presidente do Banco do Nordeste, Romildo Rolim, comporá o painel de abertura, com o assessor especial do Ministério da Fazenda, Eduardo Bessa, o diretor de Gestão de Riscos do Banco do Brasil, Carlos Bonetti, e a professora de Direito do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) Pâmela Roque. Eles debaterão regulamentos, aplicação e práticas de governança corporativa nos segmentos de governo e bancos.

O diretor de Controle e Risco do Banco do Nordeste, Nicola Miccione, será um dos participantes do painel sobre Compliance e Gestão de Resultados, que também contará com Emílio Carazzai (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC), André Morandi (consultor). O economista-chefe do BNB, Luiz Esteves, será o mediador.

II Fórum de Integridade e Ética

Onde? Sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza (Avenida Dr. Silas Munguba, 5.700 - Passaré)

Quando? 19/11, às 9h

Inscrições: até 18/11, para o e-mail: cerimonialbnb@bnb.gov.br

Maiores informações: 3299-3035 ou 3299-3503