Pular para o conteúdo

Integridade e Ética Integridade e Ética

Para difundir os princípios de integridade, ética e transparência entre empregados, clientes, fornecedores, parceiros e demais públicos de relacionamento, o Banco do Nordeste instituiu sua Política de Integridade e Ética.

Toda a prática cotidiana do Banco do Nordeste está regulada por normativos baseados em princípios e valores éticos. Tais princípios são continuamente difundidos entre colaboradores e clientes, de modo a inspirá-los e orientá-los para a valorização e prática da ética em todas as suas ações.

Política de Integridade e Ética

A Política de Integridade e Ética do Banco do Nordeste consiste em um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria, incentivo à denúncia de irregularidades e aplicação efetiva do Código de Conduta Ética e Integridade da instituição.

Implementada em conformidade com a Lei 12.846/2013, a Política de Integridade e Ética objetiva detectar e sanar eventuais desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública.

Suas diretrizes são compostas pelos temas: prevenção e combate à corrupção; identificação e tratamento do conflito de interesses; contratação e aquisição de bens/serviços; transparência e acesso à informação; controles internos, gestão de riscos e segurança corporativa; prevenção e combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo; governança corporativa; demonstrações financeiras; auditoria interna; responsabilidade socioambiental; conduta ética; gerenciamento disciplinar; treinamento e capacitação.

Código de Conduta Ética e Integridade

O Código de Conduta Ética e Integridade do Banco do Nordeste estabelece os princípios e valores que norteiam a conduta de seus profissionais nos relacionamentos internos e com os diversos segmentos da sociedade.

Os princípios que fundamentam a conduta ética no Banco do Nordeste são: justiça, honestidade, democracia, cooperação, disciplina, governança, sustentabilidade, compromisso, confiança, civilidade, transparência, igualdade e respeito. 

O Banco conta com uma Comissão de Ética para difusão dos princípios éticos e do Código de Conduta, proporcionando um elevado padrão de comportamento que contribua efetivamente para a lisura e transparência das ações praticadas na condução dos negócios.

Denúncias

Caso encontre alguma irregularidade, sua denúncia pode ser feita de forma anônima clicando aqui ou por meio da nossa Ouvidoria:

  • Telefone, 0800-033-3033;
  • Telefone para atendimento às pessoas com alguma deficiência auditiva, 0800-033-3031;
  • Fax, pelo número (85) 3251-5858;
  • Carta  (Av. Doutor Silas Munguba, 5700 - Polo de Lazer -  Caixa Postal 628 - Passaré - CEP-60.743-902 - Fortaleza-CE);
  • Pessoalmente, no endereço informado acima.

Depoimentos de Integridade e Ética

Romildo Carneiro Rolim, Presidente do Banco do Nordeste

Antônio Rosendo Neto Júnior, Diretor de Negócios

Cláudio Luiz Freire Lima, Diretor de Administração

Cornélio Farias Pimentel, Diretor de Controle e Risco

Perpétuo Socorro Cajazeiras, Diretor de Planejamento

Releases Releases

Voltar

Viviane Mosé é destaque em seminário no Banco do Nordeste sobre gestão da ética nas estatais

Fortaleza, 2 de junho de 2016 – A filósofa e psicanalista Viviane Mosé palestra às 11h15 nesta sexta-feira, 3, dentro da programação do XII Seminário do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais, na sede do Banco do Nordeste (Av. Dr. Silas Munguba, 5700 - Passaré).

A explanação tem como tema o lema de ética do Banco do Nordeste ("Ética: eu e você somos os responsáveis") e será transmitida via Youtube e redes sociais. Mosé é mestra e doutora em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Às 9 horas, haverá ainda a palestra "Ética e Democracia: O público e o privado", com o professor-adjunto da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Josênio Parente, doutor em Ciências Políticas pela Universidade de São Paulo (USP).

O evento, que teve início nesta quinta-feira, 2, contou com a participação de autoridades das estatais, incluindo o presidente da instituição anfitriã, Marcos Holanda, que falou sobre a importância da dimensão ética no âmbito das ações das estatais.

A programação também incluiu fala da filósofa e doutora em Filosofia Márcia Tiburi, que conduziu palestra "O papel das lideranças na consolidação de uma cultura ética".

Presenças

O seminário trouxe ao Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas (CAPGV) profissionais de todos as instituições integrantes do Fórum Nacional de Gestão da Ética nas Empresas Estatais: Banco do Brasil, BNDES, Caixa, Correios, Dataprev, Eletrobras, Empresa Gestora de Ativos (Emgea), Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Infraero, Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), Petrobras e Valec.


Desculpe nossa interferência, mas seu navegador não suporta a tecnologia utilizada neste portal.

Procure atualizar o seu navegador para a última versão disponível ou utilize uma das sugestões gratuitas e modernas listadas abaixo:

Chrome 18 ou +Firefox 19 ou +IE9 ou +
x