Artigos

Disponibilize Opções!

Empreender em qualquer mercado pode significar uma série de esforços, exigindo planejamento das atividades, investimentos de recursos financeiros, aplicação de tempo, esforços de negociação e ainda disputar a atenção do cliente, para que este perceba o negócio e, consequentemente, leve [...] Ler MaisSobreDisponibilize Opções! »

“DUAS CIDADES”

A cidade é o local onde as pessoas se organizam para conviver em sociedade, possibilitando a troca de produtos, serviços culturais, religiosos e os mais diversos tipos de fluxos e atividades humanas. Embora já conheçamos essa dinâmica, será que já paramos para pensar se realmente [...] Ler MaisSobre“DUAS CIDADES” »

“Reinvenção” dos negócios em cenários desafiadores

Diante de tantas variações no cenário econômico, tributário, político e social de nosso país, ser empresário exige um verdadeiro malabarismo de ideias, persistência contínua e um esforço para manter as micro e pequenas empresas funcionando. Nesse contexto, pensar estrategicamente é uma [...] Ler MaisSobre“Reinvenção” dos negócios em cenários desafiadores »

Lucro ou Prejuízo?

Em tempos de cenário econômico de constantes mudanças, diante de tantos desafios de mercado, leis e regulamentações, contas a pagar, sua empresa tem conseguido controle orçamentário adequado e está com as contas em dia? Se sim, excelente resultado! Se não, a situação pode melhorar! Se o [...] Ler MaisSobreLucro ou Prejuízo? »

Dona Maria optou por investir

Nesse momento o mundo vive uma intensa transformação no mundo dos negócios, o contexto é de plena transformação digital. A partir da pandemia ficou mais perceptível a necessidade de maior interação entre clientes e empresas, mediante necessidade de atendimento ágil e de orientações [...] Ler MaisSobreDona Maria optou por investir »

Desafios para iniciar ou ampliar um pequeno negócio

Iniciar um negócio Um dos maiores desafios para iniciar um negócio é a falta de recursos financeiros. Assim sendo, a importância de ter acesso ao crédito por parte das micro e pequenas empresas no Brasil é vital para o funcionamento nesse segmento, gerando além de tributos, emprego e [...] Ler MaisSobreDesafios para iniciar ou ampliar um pequeno negócio »

Conheço quem compra meus Produtos e Serviços ?

Cenário “Oi, Bom dia!”. A atendente ao ouvir o cliente, fala rapidamente: “Oi, Seu João! Bom dia! Vai levar o de sempre ou esse de outra marca?”. Um atendimento como este, próximo ao consumidor, permite, nos pequenos negócios, visualizar preferências e prever demandas para a aquisição e [...] Ler MaisSobreConheço quem compra meus Produtos e Serviços ? »

O que o cliente espera, hoje?

Acrescentei a expressão “hoje” ao título de um artigo que havia escrito há um tempo, e percebi que, de fato, teria que fazer uma atualização dos conteúdos. É incrível como o comportamento do cliente evolui e como se faz necessário nos atualizarmos continuamente, seja participando de [...] Ler MaisSobreO que o cliente espera, hoje? »

Inovação e contexto

Por: Demóstenes Moreira de Farias A inovação é um tema que não se esgota. E que bom que é assim. Quero destacar, aqui, a fundamental importância de se analisar o contexto para pensar e conduzir iniciativas de inovação. Não seria exagero dizer que “contexto é tudo”, pois o esforço [...] Ler MaisSobreInovação e contexto »

Pequenas empresas podem inovar, sim!

Por: Demóstenes Moreira de Farias* Voltamos a tratar aqui da inovação, tema que está na pauta e está se tornando quase “obrigatório” para a sobrevivência e para o crescimento das empresas, já que contribui para a produtividade, a competitividade e, consequentemente, para os resultados [...] Ler MaisSobrePequenas empresas podem inovar, sim! »

O vendedor e o cliente

Por: Demóstenes Moreira de Farias* Para contribuir com a preparação de sua equipe de vendas, este artigo começa pelas características desejáveis ao bom vendedor. No passado, era considerado bom negociador aquele que falava muito e que não deixava espaço para o interlocutor falar. Nos [...] Ler MaisSobreO vendedor e o cliente »

Daqui pra frente tudo será diferente

Por: Demóstenes Moreira de Farias* "Esteja preparado para todas as eventualidades relevantes." Nassim Nicholas Taleb, autor do livro “A lógica do Cisne Negro” Antes da pandemia, o mercado já vivia transformações constantes, em ambiência de incerteza; apenas não era percebido [...] Ler MaisSobreDaqui pra frente tudo será diferente »

Os negócios nos tempos de coronavírus

Por: Demóstenes Moreira de Farias* A forma como o coronavírus se alastrou pelo mundo transformou o comportamento e impactou a economia de vários países mundo afora. Inclusive no Brasil, mudou radicalmente o cenário dos negócios. A pandemia surpreendeu os empresários, articulistas e [...] Ler MaisSobreOs negócios nos tempos de coronavírus »

A inovação e as ações práticas diante da crise

Por: Demóstenes Moreira de Farias* Esse texto busca despertar o empresário para a premente necessidade de inovar e sugerir atitudes e ações práticas que criem valor significativo e contribuam para os resultados dos negócios, especialmente em momentos de crise, em que a inovação pode [...] Ler MaisSobreA inovação e as ações práticas diante da crise »

O que o cliente espera?

Por: Demóstenes Moreira de Farias* O consumidor contemporâneo é exigente e muito bem informado: ele conhece as condições de sua empresa e as do concorrente. Suas expectativas são crescentes e seu grau de exigência vem migrando de um nível para outro: produto, preço, qualidade, serviço, [...] Ler MaisSobreO que o cliente espera? »

Bons ventos, bons negócios

Por: Demóstenes Moreira de Farias* A análise do cenário econômico permite às empresas obter percepções que revelem oportunidades e ameaças e que tragam insights que contribuam para a tomada de decisões na condução dos negócios e a definição de novas estratégias empresariais. Uma das [...] Ler MaisSobreBons ventos, bons negócios »

Quer vender mais?

Por: Demóstenes Moreira de Farias* Essa é uma pergunta retórica, pois, de modo geral, todo empresário desejaria aumentar as vendas e ampliar os resultados dos negócios. A seguir, descrevemos algumas reflexões que podem contribuir para aumentar as suas vendas. Como premissa básica, [...] Ler MaisSobreQuer vender mais? »

A Estratégia Empresarial como ferramenta de resultados

O tema da estratégia empresarial é vasto e complexo. Este artigo se propõe apenas a dar alguns insights e despertar o interesse sobre o tema quanto à importância dos resultados da empresa, além de relatar, brevemente, a evolução dos conceitos envolvidos até os dias atuais. Os conceitos [...] Ler MaisSobreA Estratégia Empresarial como ferramenta de resultados »

Produtos e geração de caixa

Neste artigo, vamos provocar uma reflexão, sob a ótica mercadológica, acerca da linha de produtos ou serviços mantidos na empresa. Há produtos que temos quase que “venerar” porque são os que dão sustentação à empresa. Mas há outros que transmitem a sensação de que “não compensam”, pois [...] Ler MaisSobreProdutos e geração de caixa »

Inovação

Diante de um cenário de negócios competitivo e em mudanças velozes e constantes, muito tem se falado sobre inovação. Mais e mais empresas decidem, acertadamente, inovar, porque a inovação, hoje, é o grande vetor da diferenciação competitiva. A inovação revitaliza as organizações e pode [...] Ler MaisSobreInovação »