Parcerias e Orientações para Micro e Pequenas Empresas Parcerias e Orientações para Micro e Pequenas Empresas

Conte com a nossa parceria para empreender e fazer grandes negócios

Ser parceiro das micro e pequenas empresas é mais do que oferecer oportunidade para desenvolver o setor. Por isso, o Banco do Nordeste também disponibiliza conhecimento em forma de cartilhas, relatórios e guias que potencializam a especialização do seu negócio e o aprimoramento contínuo da sua atividade produtiva. Conte com a nossa parceria para ir cada vez mais longe.

Dicas para empreender Endeavor

Ao iniciar um negócio, é fundamental  buscar conhecimento.  Por isso o Banco do Nordeste e a Endeavor trazem uma série de artigos e conteúdos didáticos elaborados para você iniciar e desenvolver seu empreendimento.

Conheça abaixo artigos elaborados por empreendedores, executivos e mentores com experiências de sucesso, com dicas sobre gestão, vendas, contabilidade, manutenção e finanças do seu empreendimento.

Dicas Sebrae

O Banco do Nordeste e o Sebrae possuem um acordo de cooperação técnica que visa ao compartilhamento de informações, apoio à inovação, fortalecimento da capacidade empresarial e da competitividade, especialmente para as micro e pequenas empresas (MPE), por meio de instrumentos de capacitação técnica e gerencial e de ações direcionadas à facilitação e ampliação do acesso ao crédito e aos serviços financeiros, além de outras atividades correlatas.

Com uma parceria dessas, a sua micro e pequena empresa só tem a ganhar. Conheça alguns produtos e Serviços do Sebrae.

Fórum Permanente

O Banco do Nordeste é membro do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que tem o objetivo de orientar e assessorar na formulação e coordenação da política nacional de desenvolvimento das MPEs.

Composto por órgãos governamentais, entidades de representação empresarial habilitadas e por várias instituições de apoio ao segmento, o Fórum é um importante espaço de debates e de conjugação de esforços entre o Governo e o setor privado para a consecução de medidas e políticas mais adequadas às microempresas e empresas de pequeno porte.

No Fórum, há o Programa de Aproximação Banco - Empresa, que discute políticas e ações que facilitam o acesso das microempresas e empresas de pequeno porte aos bancos públicos oficiais. Um dos resultados desse programa é a Cartilha Informativa de Produtos e Serviços Bancários para Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que traz orientações sobre tudo o que está disponível por essas instituições às empresas do segmento. Uma leitura mais do que recomendada para você que busca conhecer as soluções que melhor se encaixam à realidade da sua empresa.

Guia básico para exportação de serviços

Pensar o setor de serviços requer a cooperação de diferentes agendas, de curto, médio e longo prazos, além da formulação de políticas públicas indutoras do comércio exterior de serviços, nas quais devem estar incluídas o aprimoramento das políticas educacionais, o fomento ao desenvolvimento tecnológico, a facilitação de negócios, além de ações no âmbito das negociações internacionais.

No Brasil, o setor de serviços compõe mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB), atuando como indutor de competitividade e inovação, agregando valor à produção de bens primários e industriais e dinamizando as cadeias produtivas. Esse protagonismo revela o grande potencial que o País tem de expandir as fronteiras do setor.

Para impulsionar a concretização desse potencial em negócios, a Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), publicou o Guia Básico para Exportação de Serviços, que traz informações essenciais e objetivas para a participação de empresas e empreendedores brasileiros no comércio internacional de serviços e intangíveis, promovendo, também,  os instrumentos públicos de estímulos a essas exportações. Uma leitura fundamental para a sua os seus serviços conquistarem o mundo.

Caso tenha alguma sugestão para a melhoria deste guia, entre em contato pelo e-mail decin.scs@mdic.gov.br.

Passo a passo para a gestão da MPE

Conhecimento e planejamento: dois pilares importantes para o desenvolvimento da sua empresa. Pensando nisso, o Banco do Nordeste apresenta, em forma de passo a passo, conceitos e ferramentas de apoio para projetar, organizar e implementar ações, permitindo um melhor controle e desenvolvimento de sua empresa.

O passo a passo ainda conta com aplicações práticas para que você construa o seu próprio plano de negócios. Dessa forma, ao final dos estudos, você terá uma visão completa que permitirá a adoção de ações voltadas para o sucesso da sua empresa.

Relatório MPE

Relatório MPE 2017 apresenta especificamente os resultados da atuação do Banco do Nordeste junto às micro e pequenas empresas na forma de números que consolidaram as contratações em 2017, além de destacar as principais ações colocadas em prática para o aprimoramento do atendimento às necessidades de crédito do segmento.

Esta edição destaca o apoio à inovação e às fontes alternativas de energia como vetores da competitividade; o estímulo do suporte do crédito às franquias; as parcerias estratégicas; e a importância do atendimento especializado. 

É possível verificar avanços alcançados pelo Banco do Nordeste em 2017, relacionados às políticas de atendimento ao segmento, aprimoramento dos serviços bancários, melhoria contínua dos processos e modernização dos canais de atendimento. É apresentada, também, a terceira edição do Prêmio BNB MPE, que reconhece o talento do empreendedor da região no segmento de MPE, além de apresentar a importância da nossa parceria.

No relatório, são adotadas as premissas de apoio do crédito, via programas adequados ao segmento, além da promoção do desenvolvimento sustentável, a ampliação e o fortalecimento de parcerias estratégicas, o apoio à inovação e o estímulo à capacitação.

Consulte abaixo os relatórios dos anos anteriores: