PORTOS: INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Authors

  • João Bosco Furtado Arruda Universidade Federal do Ceará
  • Marta Maria de Mendonça Bastos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2001.1803

Keywords:

Ports, Regional Development, Northeast, Public policies

Abstract

This work discusses how ports can be used as powerful instruments to actually support regional and national development focusing on the case of the northeastern region in Brazil. Initially, the work introduces concepts of development and an overview of the Brazilian case is presented, followed by analysis of how planning and managing ports can improve development. Short, medium and long range scenarios are presented and discussed and suggestions are put forward to increase port performance in achieving development goals.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Bosco Furtado Arruda, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1974), mestrado em Engenharia de Transportes pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e PhD em Planejamento dos Transportes pelo Institute for Transport Studies (ITS/University of Leeds - 1995). Desde 1998 é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, liderando o Grupo de Estudo e Pesquisa em Infraestruturas de Transporte e Logística da Energia (GLEN/UFC). Também, foi mentor e coordenou o Mestrado em Logistica e Pesquisa Operacional da Universidade Federal do Ceará, no período de setembro de 2005 a setembro de 2009, e de abril de 2013 a abril de 2016. Ora participa do Programa Especial de Participação dos Professores Aposentados (PROPAP/UFC), no Departamento de Engenharia de Produção. Tem experiência nas áreas de Logística da Energia e Planejamento e Operações de Sistemas de Transportes, com ênfase em métodos de apoio à decisão, análise macrologística e análise de viabilidade logística e econômica. Hoje foca no estudo cadeias produtivas de resíduos e seus efeitos para geração de energia, emprego e renda.

Marta Maria de Mendonça Bastos, Universidade Federal do Ceará

Engenheiro Civil, Pós Ph. D em Gestão Logística e Desenvolvimento Sustentável, Ph. D em Economia, M. Sc. em Economia dos Transportes e M. Sc. em Planejamento de Transportes. Voluntária da Organização das Nações Unidas ? ONU desde 2015. Voluntária para Assistência à Refugiados na Grécia em 2016 pela Organização não Governamental Toghether for Better Days. Se expressa fluentemente em Inglês, Francês e Espanhol. Foi secretária de Transportes da Cidade de Fortaleza e Assessora do Secretário de Estado dos Transportes do Rio de Janeiro; Coordenadora da Proposta de Transportes da Prefeitura de Fortaleza para o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD no âmbito do Programa BIRD IV; Professora Titular da Universidade Federal do Ceará - UFC (agora aposentada); Coordenadora Geral do Núcleo de Logística, Transporte, e Desenvolvimento da Universidade Federal do Ceará; Coordenadora do Acordo de Cooperação Técnica entre o Programa de Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional da Universidade Federal do Ceará e o Centro de Pesquisa em Logística e Economia dos Transportes ? CRET-Log, da Université de la Méditerranée dAix Marseille II; membro do Grupo de Pesquisa em Logística da Energia - GLEN, membro do conselho da Associação Internacional de Pesquisa Logística - IRLL; membro do Conselho Editoria do Jornal de Literatura dos Transportes. Atua em Logística, Transportes e Economia do Desenvolvimento, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável, Planejamento de Transportes, Planejamento Logístico, Gestão Logística e Organização de Logística. Trabalha principalmente com: Planejamento e Gestão Logística, Macro-Logística, Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental, Organização e Gestão da Logística Produção, Logística Humanitária, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Local.

Published

2023-09-02

How to Cite

Arruda, J. B. F., & Bastos, M. M. de M. (2023). PORTOS: INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Revista Econômica Do Nordeste, 32(4), 1010–1027. https://doi.org/10.61673/ren.2001.1803

Issue

Section

Artigos