PORTOS: INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autores/as

  • João Bosco Furtado Arruda Universidade Federal do Ceará
  • Marta Maria de Mendonça Bastos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.61673/ren.2001.1803

Palabras clave:

Portos, Desenvolvimento regional, Políticas públicas, Nordeste

Resumen

Tem por objetivo mostrar como os portos podem ser utilizados como poderosos instrumentos para acelerar o processo de desenvolvimento regional. Evidencia a diferença entre crescimento econômico e desenvolvimento, através da análise dos casos do Brasil e de sua região Nordeste. Apresenta uma visão global do modelo de desenvolvimento brasileiro e de sua extensão ao caso do Nordeste. Faz uma análise de como os portos podem não apenas participar como também catalisar o processo de desenvolvimento. Para que isto ocorra, apresenta e discute cenários de curto, médio e longo prazos, bem como faz recomendações com vistas a que os portos possam atingir aquele objetivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

João Bosco Furtado Arruda, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1974), mestrado em Engenharia de Transportes pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e PhD em Planejamento dos Transportes pelo Institute for Transport Studies (ITS/University of Leeds - 1995). Desde 1998 é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, liderando o Grupo de Estudo e Pesquisa em Infraestruturas de Transporte e Logística da Energia (GLEN/UFC). Também, foi mentor e coordenou o Mestrado em Logistica e Pesquisa Operacional da Universidade Federal do Ceará, no período de setembro de 2005 a setembro de 2009, e de abril de 2013 a abril de 2016. Ora participa do Programa Especial de Participação dos Professores Aposentados (PROPAP/UFC), no Departamento de Engenharia de Produção. Tem experiência nas áreas de Logística da Energia e Planejamento e Operações de Sistemas de Transportes, com ênfase em métodos de apoio à decisão, análise macrologística e análise de viabilidade logística e econômica. Hoje foca no estudo cadeias produtivas de resíduos e seus efeitos para geração de energia, emprego e renda.

Marta Maria de Mendonça Bastos, Universidade Federal do Ceará

Engenheiro Civil, Pós Ph. D em Gestão Logística e Desenvolvimento Sustentável, Ph. D em Economia, M. Sc. em Economia dos Transportes e M. Sc. em Planejamento de Transportes. Voluntária da Organização das Nações Unidas ? ONU desde 2015. Voluntária para Assistência à Refugiados na Grécia em 2016 pela Organização não Governamental Toghether for Better Days. Se expressa fluentemente em Inglês, Francês e Espanhol. Foi secretária de Transportes da Cidade de Fortaleza e Assessora do Secretário de Estado dos Transportes do Rio de Janeiro; Coordenadora da Proposta de Transportes da Prefeitura de Fortaleza para o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento - BIRD no âmbito do Programa BIRD IV; Professora Titular da Universidade Federal do Ceará - UFC (agora aposentada); Coordenadora Geral do Núcleo de Logística, Transporte, e Desenvolvimento da Universidade Federal do Ceará; Coordenadora do Acordo de Cooperação Técnica entre o Programa de Mestrado em Logística e Pesquisa Operacional da Universidade Federal do Ceará e o Centro de Pesquisa em Logística e Economia dos Transportes ? CRET-Log, da Université de la Méditerranée dAix Marseille II; membro do Grupo de Pesquisa em Logística da Energia - GLEN, membro do conselho da Associação Internacional de Pesquisa Logística - IRLL; membro do Conselho Editoria do Jornal de Literatura dos Transportes. Atua em Logística, Transportes e Economia do Desenvolvimento, com ênfase em Desenvolvimento Sustentável, Planejamento de Transportes, Planejamento Logístico, Gestão Logística e Organização de Logística. Trabalha principalmente com: Planejamento e Gestão Logística, Macro-Logística, Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social, Responsabilidade Ambiental, Organização e Gestão da Logística Produção, Logística Humanitária, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Local.

Publicado

2023-09-02

Cómo citar

Arruda, J. B. F., & Bastos, M. M. de M. (2023). PORTOS: INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL. Revista Econômica Do Nordeste, 32(4), 1010–1027. https://doi.org/10.61673/ren.2001.1803

Número

Sección

Artigos