Impactos da ferrovia transnordestina na exportação de uva do Vale Submédio São Francisco
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2017.702Palavras-chave:
Vale Submédio São Francisco, Ferrovia Transnordestina, Uva, Custo de transporte.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma a implantação da Ferrovia Transnordestina poderia impactar na exportação de uva dos produtores do Vale Submédio São Francisco, considerando a hipótese de que a ferrovia reduziria os custos de transporte das fazendas até os portos do Pecém e Suape. Para tal, foram feitas entrevistas estruturadas presenciais com exportadores da região, com o intuito de entender todo o processo de exportação, fatores que definem a escolha do porto, assim como a movimentação e particularidades do mercado mundial da fruta em questão. Foram realizadas análises exploratórias de dados referentes à utilização dos portos e períodos de janela de mercado. Após a análise, concluiu-se que a Ferrovia Transnordestina não será tão significativa para as exportações de uva do Vale Submédio São Francisco, uma vez que, fatores como disponibilidade de navios, tempo reduzido de exportação e janelas de mercado restritas são essenciais na hora do produtor decidir qual porto será o portão de acesso das suas frutas ao mercado externo, tornado o uso de tal ferrovia restrito apenas ao porto de Pecém.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Danyelle Karine Santos Branco, Emanoel de Souza Barros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.




