Impactos da ferrovia transnordestina na exportação de uva do Vale Submédio São Francisco
DOI:
https://doi.org/10.61673/ren.2017.702Palabras clave:
Vale Submédio São Francisco, Ferrovia Transnordestina, Uva, Custo de transporte.Resumen
O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma a implantação da Ferrovia Transnordestina poderia impactar na exportação de uva dos produtores do Vale Submédio São Francisco, considerando a hipótese de que a ferrovia reduziria os custos de transporte das fazendas até os portos do Pecém e Suape. Para tal, foram feitas entrevistas estruturadas presenciais com exportadores da região, com o intuito de entender todo o processo de exportação, fatores que definem a escolha do porto, assim como a movimentação e particularidades do mercado mundial da fruta em questão. Foram realizadas análises exploratórias de dados referentes à utilização dos portos e períodos de janela de mercado. Após a análise, concluiu-se que a Ferrovia Transnordestina não será tão significativa para as exportações de uva do Vale Submédio São Francisco, uma vez que, fatores como disponibilidade de navios, tempo reduzido de exportação e janelas de mercado restritas são essenciais na hora do produtor decidir qual porto será o portão de acesso das suas frutas ao mercado externo, tornado o uso de tal ferrovia restrito apenas ao porto de Pecém.
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Derechos de autor 2017 Danyelle Karine Santos Branco, Emanoel de Souza Barros

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